Notícia

Aprendaki

Aluno de Biomedicina tem projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

Publicado em 13 outubro 2009

Por Marcos Masini

O aluno do 3º ano de Biomedicina, Ildercílio Lima, da cidade de Rio Branco, Acre, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica da FAPESP. O projeto intitulado "Avaliação in vivo do potencial mutagênico/genotóxico e antimutagênico/ antigenotóxico do artepillin C" tem como objetivo avaliar os efeitos do artepillin C sobre o material genético, bem como a sua possível capacidade de proteger o DNA contra danos causados por substâncias sabidamente genotóxicas/ mutagênicas.

De acordo o aluno, o artepillin C é o composto majoritário da própolis verde e da Baccharis dracunculifolia (origem botânica da própolis verde). Este composto apresenta atividades biológicas interessantes como antitumoral, imunomodulatória, antioxidante e indução de apoptose. Uma vez que o artepillin C pode ser incorporado com êxito nos produtos farmacêuticos, são necessários estudos que proporcionem um melhor entendimento das suas atividades biológicas. "Existe uma variedade de possíveis efeitos de uma determinada substância, entretanto, nenhum teste isolado é suficiente para a avaliação de novos compostos e por isso, em geral, recorre-se a uma bateria de testes", explica Ildercílio.

O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido sob orientação da Profª. Drª. Denise Crispim Tavares, no laboratório de Mutagênese, o qual está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ciências.