Notícia

Cidades (Jaboticabal, SP) online

Aluno da Unesp Jaboticabal recebe Prêmio Nicolau Athanassof

Publicado em 19 julho 2017

Aluno de doutorado do Departamento de Zootecnia da FCAV/Unesp, câmpus de Jaboticabal, Vinícius Carneiro de Souza receberá o prêmio “Nicolau Athanassof” pela melhor Dissertação de Mestrado, defendida e aprovada no Brasil no ano anterior, em programas de pós-graduação, aprovados pela CAPES.

O prêmio será entregue na 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), que será realizada em Foz do Iguaçu (PR), de 24 a 28 de julho de 2017.

A dissertação intitulada “Desempenho e parâmetros ósseos de bovinos Nelore submetidos ou não à suplementação fosfórica durante o período de confinamento”, traz os resultados da pesquisa, que teve a orientação da professora do Departamento de Zootecnia da FCAV/Unesp, Telma Teresinha Berchielli.

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – Processo 2014/08935-1) e teve a participação de alunos de graduação e pós-graduação da FCAV-UNESP, bem como o envolvimento de docentes e pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP), The University of Queensland (Austrália) e Kansas State University (Estados Unidos).

O doutorando ressalta a importância e a surpresa por receber o prêmio. “Para o nosso grupo de pesquisa foi uma surpresa muito grande em receber esse prêmio, uma vez que trabalhos conduzidos por grupos de pesquisa de universidades de todo o país são enviados para concorrerem à premiação. Por outro lado, isso mostra que estamos no caminho certo e que as nossas pesquisas são de qualidade.”

Ele afirma, ainda, que considera importante essa conquista para programa de pós-graduação em Zootecnia da FCAV/Unesp e espera, que de alguma forma “isso possa servir de estímulo a docentes e alunos para que juntos continuemos a manter o nosso compromisso com a sociedade em promover o desenvolvimento econômico do país, o bem-estar dos animais e das pessoas ligadas à atividade pecuária, assim como o uso racional dos recursos naturais”.

Pesquisa

De acordo com o doutorando, devido o potencial de contaminação ambiental, o alto custo e a tendência de escassez das reservas de fósforo (P) nos próximos anos, o projeto de pesquisa da sua dissertação foi proposto para avaliar se a suplementação com P em dietas de alto grão (≥80% de concentrado na dieta) para bovinos da raça Nelore em confinamento traria benefícios ao desempenho e parâmetros ósseos dos animais avaliados, visto que grande parte dos confinamentos brasileiros utilizam grandes quantidades de minerais nas dietas, sobretudo o P.

Como conclusão observou-se que retirada do P suplementar não trouxe nenhum prejuízo ao desempenho e parâmetros ósseos dos animais avaliados, mas representou uma grande economia ao sistema de produção, além da menor excreção de P para o meio ambiente através das fezes e urina dos animais. Sobretudo, se levarmos em consideração o número significativo de bovinos abatidos no Brasil oriundos da terminação em confinamento.

Como fruto da dissertação foram publicados dois artigos científicos no periódico Animal Production Science: Phosphorus supplementation with or without other minerals, ionophore and antibiotic did not affect performance of Nellore bulls receiving high-grain diets, but increased phosphorus excretion and dietary costs (2016). http://www.publish.csiro.au/AN/AN17003.

Effects of phosphorus supplementation in high-grain diets on blood, chemical and physical parameters of bones of feedlot Nellore bulls (2017). http://www.publish.csiro.au/AN/AN16420.

Paola Vantini – Estagiária Assessoria de Imprensa FCAV/Unesp