Notícia

Jornal Cidades Online

Aluno da UNESP é premiado durante o XXIX CIC

Publicado em 03 outubro 2017

O aluno do 10º semestre do curso de graduação em Zootecnia, Thalys Vinicius Cruz, recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho apresentado durante o Congresso de Iniciação Científica realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2017 na FCAV. Seu trabalho é intitulado “Efeito da suplementação dietética de Bacillus amyloliquefaciens em juvenis de pacu” e foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Maria Célia Portella e coorientação da Dra. Natalia de Jesus Leitão, Pós-doutoranda do Caunesp, bolsista da FAPESP.

O trabalho faz parte de uma linha de pesquisa interdisciplinar mais ampla, iniciada pela Dra. Natália Leitão em seu pós-doutoramento e incorporada à equipe de larvicultura do Caunesp, visando estudar a importância da primeira alimentação no estabelecimento da comunidade microbiana intestinal de larvas de pacu Piaractus mesopotamicus, assim como o desenvolvimento morfofisiológico do trato digestório e a transição alimentar precoce das larvas em resposta ao probiótico B. amyloliquefaciens.

Como era de se esperar, essa pesquisa abriu avenidas para investigações paralelas, como o trabalho do Thalys, que propôs avaliar a participação desse probiótico no crescimento e aproveitamento de nutrientes numa fase posterior à larvicultura, com juvenis de pacu. Além do aluno e de suas orientadoras, o trabalho contou com a colaboração do Prof. Dalton Carneiro e da Dra. Lidiane C. G. de Sandre, ex-aluna do Caunesp. O fornecimento do probiótico, mesmo não tendo efeito sobre o desempenho zootécnico dos peixes, promoveu alterações consideradas significativas na morfologia do intestino dos juvenis e na digestibilidade dos nutrientes, permitindo sugerir um efeito benéfico no aproveitamento dos nutrientes nos peixes que receberam o probiótico.

Os responsáveis pelo LANOA (Laboratório de Nútrição de Organismos Aquáticos), seus alunos e colaboradores sentem-se privilegiados por terem convivido e contado com a colaboração do Thalys por mais de quatro anos. Ele chegou ao LANOA ainda no primeiro ano da graduação e de imediato já demonstrou interesse e muita disposição para se inserir nas linhas de pesquisa do laboratório, tanto na área de larvicultura quanto na de nutrição. Seu mérito foi reconhecido além do LANOA, pois por três anos participou do programa de Iniciação Científica da Unesp, dos quais dois com bolsa. Parabenizamos o Thalys e a Natália e desejamos muito sucesso em suas vidas profissionais!