Notícia

Esteta

Aluno da Unesp de São Vicente recebe menção honrosa

Publicado em 09 dezembro 2014

O aluno Leonardo Mendes de Souza Mesquita, do Curso de Ciências Biológicas do Câmpus do Litoral Paulista (CLP) da Unesp, em São Vicente, recebeu das mãos das Profas. Dras. Maysa Furlan e Maria Izabel Souza Camargo a Menção Honrosa pelo primeiro lugar na categoria Biológicas do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp.

 

O evento, cujo tema foi Novos paradigmas na pesquisa de iniciação científica, contou com a participação de aproximadamente 3.500 estudantes da Unesp e foi realizado em duas fases: a primeira em cada Unidade Universitária e a segunda em Águas de Lindóia, durante o mês de novembro. Nesta segunda fase foram selecionados cerca de 600 dentre os melhores trabalhos e, ao todo, 30 estudantes foram premiados em distintas áreas do saber científico.

 

Leonardo cursa o último semestre da habilitação em Gerenciamento Costeiro no CLP, e, em 2013, obteve também o bacharelado em Biologia Marinha. Seu trabalho Identificação, quantificação e atividade antirradicalar de isômeros de Plantago catharinea (Plantaginaceae) envolveu o estudo químico e anatômico de uma importante planta medicinal, a tanchagem.

 

Espécies desse gênero são usadas popularmente contra inflamações e desordens gastrintestinais, porém, sem identificação botânica segura e sem a determinação correta de seus princípios ativos, podem ser um risco à saúde. A tanchagem é encontrada em ambientes de restinga e está ameaçada de extinção nos ecossistemas naturais, visto que este ambiente específico sofre forte impacto antrópico.

 

Em seu trabalho Leonardo desenvolveu uma plataforma inédita para a distinção entre 04 espécies de plantas do gênero Plantago, com resultados importantes tanto para seu uso popular, quanto para a conservação da ecologia costeira.

 

Bolsista Fapesp, o aluno desenvolveu parte de suas pesquisas na Universitá degli Studi di Salerno, estudando durante 4 meses do ano de 2013 na Facoltá di Farmacia, sob orientação dos professores Cosimo Pizza e Sonia Piacente. No CLP, Leonardo foi orientado pela Profa. Dra. Maria Bernadete Gonçalves Martins e, posteriormente, pelo Prof. Dr. Wagner Vilegas. Recentemente aprovado no curso de mestrado no novo programa de pós-graduação em Biodiversidade Aquática do CLP, o aluno declarou: Estou imensamente feliz por ter sido o escolhido para receber este prêmio dentre tantos trabalhos de alta qualidade dos alunos da Unesp. Isso me estimula ainda mais a me envolver com Ciência e contribuir para melhorar a qualidade de vida de nossa população.

 

Portal Unesp, com informações do Prof. Dr. Wagner Vilegas