Notícia

Gazeta da Semana

Alunas de Engenharia da UNIP Araraquara têm projeto selecionado pelo Academic Working Capital (5 notícias)

Publicado em 21 de agosto de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UNIP - Universidade Paulista Difundir Cidade No Ar Itaquera em Notícias

Aplicar os conhecimentos teóricos em atividades práticas completa o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Na UNIP, essa conduta é seguida à risca, exatamente como propõe o Ministério da Educação (MEC), tratando-a como parte indissociável das atividades acadêmicas.

Um bom exemplo disso é a participação dos alunos em atividades externas à Universidade, tal como o Academic Working Capital (AWC), uma iniciativa do Instituto TIM que visa apoiar novos negócios de base tecnológica e startups a partir da criação de um produto durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na edição de 2023 do AWC, ocorrida no segundo semestre, inicialmente 20 projetos foram selecionados em todo o Brasil, entre eles o da Startup EcoChill Solaris, desenvolvido pelas alunas Carine do Carmo Silva e Micaele da Silva Barbosa, do curso de Engenharia Mecânica da UNIP Araraquara, que conquistaram a honrosa 4ª colocação geral.

Os TCCs das alunas consistem em desenvolver um sistema de refrigeração inovador para transporte logístico. A inovação está na proposta de um sistema de refrigeração diferenciado para uso em caminhões ou câmaras frigoríficas, cujo sistema de isolamento térmico é um dos destaques do desenvolvimento, além da utilização da energia renovável para a alimentação do sistema de refrigeração.

A professora doutora Simoni M. Gheno, coordenadora geral de Engenharia Mecânica, explica que os participantes do programa receberam, durante seis meses, mentoria e aporte financeiro para o início do modelo de negócios. Neste ano, na final em São Paulo, houve a apresentação em forma de pitch, isto é, uma demonstração curta dos projetos a avaliadores, com o objetivo de vender a ideia do que pretende a startup para um possível investidor. A banca foi composta por cinco renomados especialistas, desde head de inovação a consultores de inovação e startups de vários órgãos diferentes do Brasil.

A EcoChill Solaris foi aprovada em abril de 2024 para o Start Deeptech, programa de pré-aceleração do Sebrae for Startups, com execução da Wylinka e de grandes parceiros. A fase agora é de maturação do modelo de negócios e de busca de investidores para iniciar as vendas do produto. “Com a participação do Sebrae, espera-se que a empresa alcance a visibilidade necessária no mercado para atingir o sucesso. O planejamento da EcoChill Solaris consiste em atuar na consolidação da marca, para o qual é necessário obter financiamento de órgãos de fomento como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o PIPE (Programa de Apoio à Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) ou o PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica)”, detalha a professora Simoni.

A startup já possui um investidor anjo com participações em negócios em países como Itália, Portugal e Argentina. Além disso, estão em processo de pedir a patente do produto.

“Atividades como essa proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas e desafiadoras, oferecendo um ambiente propício para testarem suas habilidades, resolverem problemas do mundo real e trabalho em equipe. Permite também que eles desenvolvam habilidades interpessoais, de liderança e resolução de problemas, adquirindo experiência valiosa fora da sala de aula”, comenta o professor doutor Mauricio Correa, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UNIP.