Assessoria de Comunicação USP ESALQ
Entre os dias 23 e 26 de outubro, em Nova Friburgo (RJ), Natália Dalloca Berno, aluna do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências em Tecnologia de Alimentos (mestrado), e Maria Gabriela Geerdink, do PPG em Fitotecnia (mestrado), participaram do Simpósio e foram agraciadas com o Prêmio "Adimilson Bosco Chitarra", de qualidade técnica pela apresentação de seus trabalhos.
Natalia foi premiada pelo trabalho "Uso do 1-metilciclopropeno na pré e pós-colheita para a conservação de caqui cv. Giombo", que mostrou que a aplicação de 1-MCP foi eficiente para a manutenção da firmeza dos frutos em pós-colheita e também que o 1-MCP atrasa a remoção da adstringência em até dois dias.
Gabriela recebeu o prêmio pela apresentação do trabalho "Aplicação de compostos salicilados e 1-MCP em rosas cv. Vega", que avaliou a influência do etileno na abertura das flores. Neste estudo, ficou demonstrado que tanto os compostos salicilados quanto o 1-MCP reduzem a taxa de respiração e produção de etileno das hastes, porém apenas o 1-MCP favorece a abertura floral.
No mesmo evento houve a participação de vários outros alunos da ESALQ, com apresentação de inúmeros trabalhos realizados na área de pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. A participação deles no Simpósio teve apoio da FAPESP, CNPq, CAPES AgrofreshInc, além da diretoria da ESALQ que tornou possível o deslocamento dos estudantes.