Notícia

Portal Fator Brasil

Alunas da ESALQ São premiadas em simpósio de pós-colheita (1 notícias)

Publicado em 08 de novembro de 2011

Por M. Alicia Nascimento Aguiar

Duas alunas orientadas pelo professor Ricardo Alfredo Kluge, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), foram premiadas durante o III Simpósio da Pós-colheita, evento onde foram apresentados inúmeros trabalhos realizados na área de pós-colheita de frutas, hortaliças e flores.

Entre os dias 23 e 26 de outubro, em Nova Friburgo (RJ), Natália Dalloca Berno, aluna do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências em Tecnologia de Alimentos (mestrado), e Maria Gabriela Geerdink, do PPG em Fitotecnia (mestrado), participaram do Simpósio e foram agraciadas com o Prêmio "Adimilson Bosco Chitarra", de qualidade técnica pela apresentação de seus trabalhos.

Natalia foi premiada pelo trabalho "Uso do 1-metilciclopropeno na pré e pós-colheita para a conservação de caqui cv. Giombo", que mostrou que a aplicação de 1-MCP foi eficiente para a manutenção da firmeza dos frutos em pós-colheita e também que o 1-MCP atrasa a remoção da adstringência em até dois dias.

Gabriela recebeu o prêmio pela apresentação do trabalho "Aplicação de compostos salicilados e 1-MCP em rosas cv. Vega", que avaliou a influência do etileno na abertura das flores. Neste estudo, ficou demonstrado que tanto os compostos salicilados quanto o 1-MCP reduzem a taxa de respiração e produção de etileno das hastes, porém apenas o 1-MCP favorece a abertura floral.

No mesmo evento houve a participação de vários outros alunos da ESALQ, com apresentação de inúmeros trabalhos realizados na área de pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. A participação deles no Simpósio teve apoio da Fapesp, CNPq, CAPES, AgrofreshInc, além da diretoria da ESALQ que tornou possível o deslocamento dos estudantes.