Notícia

Jornal da Unesp online

Aluna do Instituto de Química fará iniciação científica nos EUA

Publicado em 06 maio 2011

Estágio na área de bioquímica com bolsa da Fapesp terá duração de três meses

Quartanista do Instituto de Química (IQ), de Araraquara, a estudante Ana Carolina Gomes Vieira de Carvalho foi contemplada com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para desenvolver pesquisa na área de bioquímica, na Universidade da Flórida (EUA). O resultado da chamada Fapesp 2011 do Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos foi anunciado no dia 25 de abril, em São Paulo.

Ana Carolina concorreu com a proposta "Sinalização mediada por pequenas moléculas em Caenorhabditis elegans". Em Araraquara, a aluna desenvolve pesquisa vinculada ao projeto temático "O fungo filamentoso Neurospora crassa como organismo modelo para a identificação e caracterização de novas proteínas/fatores de transcrição regulando o metabolismo de glicogênio", sob a coordenação da professora Maria Célia Bertolini, do Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química.

Mecanismos celulares

Na Fapesp, a aluna está sob orientação da pesquisadora Fernanda Zanolli Freitas, bolsista de Pós-Doutorado da Fundação, no IQ. O estudo visa o entendimento dos mecanismos celulares envolvidos na regulação de um processo bioquímico, utilizando o fungo como um organismo modelo.

A aluna de graduação em Química embarcará em junho para a Flórida, onde ficará por três meses. A Fapesp financiará o estudo com uma bolsa de U$ 800 mensais. As despesas com alojamento e alimentação serão custeadas pela universidade norte-americana e pela National Science Foundation, parceira na iniciativa. Otimista com a conquista, Ana Carolina diz que deseja continuar na área de pesquisa após a graduação.

Assessoria de Comunicação e Imprensa