Notícia

São Carlos em Rede

Aluna do IAU-USP recebe menção honrosa no 23º SIICUSP

Publicado em 21 janeiro 2016

A pesquisa de iniciação científica da aluna Tatiana de Oliveira Chiletto, do 5º ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com a Bolsa Fapesp e com orientação do professor Paulo Fujioka, foi selecionada para a Mostra de Destaques durante o 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), realizado em novembro de 2015. A aluna do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos obteve menção honrosa concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP no mês passado.

O título da pesquisa de iniciação Científica é "O módulo triangular nos projetos da Roland Reisley House, de Frank Lloyd Wright, e da Casa Valentim, de Marcos Acayaba: Um estudo comparativo". O trabalho foi realizado no âmbito do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELac) da USP.

Os alunos Universidade que receberam menção honrosa serão indicados para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 3 a 9 de julho de 2016 na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro/BA. Os trabalhos atribuídos com menção honrosa são elegíveis a participar do Undergraduate Research Symposium, da Rutgers University, que será realizado em abril próximo nos Estados Unidos. A aluna do IAU-USP irá participar de ambos os eventos.

Conforme resumo da própria Tatiana, "esta pesquisa propõe um estudo comparativo da arquitetura da Casa Valentim, projeto do arquiteto Marcos Acayaba; e da Roland Reisley House, projeto do arquiteto Frank Lloyd Wright. Parte-se da hipótese de que a arquitetura orgânica de Wright permeia a obra de Marcos Acayaba, não como influência explícita, mas como ponto de partida para as soluções pioneiras e originais do arquiteto brasileiro".

"Para isso, inicia-se esta pesquisa com um estudo dos trabalhos de Wright identificando os princípios que caracterizam a Arquitetura Orgânica, suas influências na Arquitetura Moderna Brasileira e, consequentemente, sobre o trabalho de Acayaba. Objetivamente, uma análise comparativa da arquitetura das duas residências servirá para demonstrar a pertinência da hipótese ao destacar aspectos distintos e comuns no partido arquitetônico e na solução tectônica e modular dos projetos", explica a estudante.

Ainda para Tatiana, "este projeto constitui parte e aplicação de pesquisa do docente orientador no sentido de apresentar e discutir métodos, critérios de leitura e análise dos projetos de arquitetura, com a finalidade de verificar como a leitura sistemática do desenho técnico do projeto arquitetônico pode contribuir para a interpretação da obra de arquitetura e das práticas projetuais do arquiteto”.

A aluna do IAU-USP conclui afirmando que “a contribuição acadêmica desta pesquisa está em investigar alguns aspectos da consagrada produção de um arquiteto paradigmático para a História da Arquitetura Moderna Brasileira; e também fornecer subsídios para o debate do ensino de arquitetura através da experimentação de métodos de análise gráfica do projeto".