Notícia

Cruzeiro do Sul online

Aluna da Unesp de Sorocaba é premiada com viagem ao Japão

Publicado em 05 junho 2016

A aluna da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba, Claudia Watanabe, de 26 anos, foi premiada com uma viagem para o Japão, onde apresentará sua pesquisa em um congresso internacional. O trabalho, que mistura conceitos da área de química e biologia, deve contribuir para a gestão de recursos hídricos.

 

Neta de japoneses, a estudante conta que será sua primeira visita ao país e ocorre graças ao prêmio 2016 IHSS Travel Award, concedido pela International Humic Substances Society. "Vou tentar aprender um pouco de japonês para conseguir me comunicar melhor por lá", conta. A premiação consiste em cerca de R$ 10.000,00 para custear as despesas da viagem, que acontecerá em setembro. Cláudia, que é do Acre, está há oito anos na cidade para estudar.

 

A aluna é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e seu trabalho foi orientado pelo professor André Rosa e co-orientado pela professora Renata Fracacio. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp Sorocaba. A pesquisa visou entender o mecanismo de interação entre íons As (arsênio) e Co (cobalto) com moléculas orgânicas de diferentes tamanhos moleculares presentes em águas naturais, verificando a estabilidade das ligações e toxicidade dos complexos formados. Os resultados permitem uma previsão dos fenômenos naturais que ocorrem em sistemas aquáticos e, consequentemente, a avaliação da especiação e toxicidade de metais tóxicos para a biota, permitindo inferências para o manejo adequado dos recursos hídricos.

 

Contente com os resultados obtidos pela pesquisa, Claudia ainda pretende inscrever o trabalho em outros congressos e revistas científicas. "Tenho outros resultados com outros organismos e respostas", revela.