Notícia

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluna da UFTM conquista primeiro lugar em Biomedicina no Enade

Publicado em 10 junho 2010

Aluna da graduação em Biomedicina da UFTM, Lívia Carolina de Abreu Ribeiro, destacou-se no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2007, cujas classificações foram recentemente divulgadas, conquistando o primeiro lugar entre os alunos de Biomedicina do país e segundo lugar na classificação de estudantes de todos os cursos analisados naquele ano.

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Graduada na 10ª Turma de Biomedicina da UFTM, no final de 2007, Livia defendeu tese de mestrado, em 11 de fevereiro deste ano, na Unesp, campus Araraquara, e está iniciando as atividades do doutorado.

Durante o mestrado, recebi bolsa Capes. Agora, no início do doutorado, estou recebendo bolsa Capes inicialmente, mas estou pleiteando uma bolsa Fapesp, Lívia detalha.

Bolsas do Enade

Conforme anunciado pelo Ministério da Educação, os melhores colocados nas edições 2007 e 2008 do Enade poderão ganhar bolsa de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes. As bolsas terão duração máxima de dois anos para cursos de mestrado e quatro para doutorado. Lívia, contudo, conta que em relação à bolsa proveniente do programa Enade, esta ainda não foi oferecida .

Em 2010, deverão realizar a prova do Enade os universitários que estejam cursando o primeiro e último ano dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, segundo a Portaria Normativa n° 5, do MEC, publicada em 22 de fevereiro.

Exame deste ano

O exame será aplicado em 21 de novembro, às 13h e avaliará cerca de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição dos estudantes habilitados, de 2 a 31 de agosto, na página do exame. A listagem dos que deverão se submeter à prova será divulgada em 20 de setembro. Locais de prova devem ser publicados até 22 de outubro.

Estão habilitados ao Enade os ingressantes que até 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, e os concluintes que tenham cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do curso , explica o professor Wendell Sérgio Ferreira Meire, coordenador da graduação em Biomedicina da UFTM.

Estão dispensados do exame os universitários que colarem grau até 31 de agosto, Wendell completa.

A prova do Enade deste ano terá 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de compenente específico da área de cada curso.

Em 2006, alunos de Biomedicina da UFTM receberam o maior conceito no Enade, 5, ficando entre os melhores dos 94 cursos de Biomedicina avaliados em todo o País.