Toyota Mirai, primeiro carro de série a hidrogênio do mundo, fará parte dos testes
A Toyota do Brasil, Shell Brasil, Raízen, Hytron, USP - Universidade de São Paulo, RCGI - Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa e o Senai CETIQT anunciaram um importante passo em prol da redução de emissão de carbono no Brasil com um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que visa produzir hidrogênio renovável a partir do etanol.
O veículo utilizado nos testes será o Toyota Mirai, um carro elétrico em sua essência, mas que não utiliza recarga elétrica externa, pois é movido por meio de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio. Além do Mirai, o hidrogênio renovável vai abastecer três ônibus que circularão na Cidade Universitária da USP.
Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões da Shell Brasil, o projeto também pretende calcular a pegada de carbono do ciclo ‘campo à roda’, ou seja, mensurar as emissões de CO2 na atmosfera, desde o cultivo da cana até o consumo do hidrogênio pela célula combustível do veículo.
A Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP) e o SENAI CETIQT assinaram um acordo de cooperação, em setembro de 2022, para desenvolvimento de plantas de produção de hidrogênio renovável (H2) a partir do etanol. A parceria tem como foco a validação da tecnologia através da construção de uma planta dimensionada para produzir 4,5 kg/h de hidrogênio e início de operação no primeiro semestre de 2024. A estrutura será instalada no campus da USP, na cidade de São Paulo.
O objetivo do projeto de P&D é demonstrar que o etanol pode ser um vetor para a produção de hidrogênio, contribuindo para a descarbonização de setores da indústria.