Notícia

Agência C&T (MCTI)

Alimento da semana

Publicado em 23 dezembro 2007

Bacuri

O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma espécie madeireira e frutífera nativa da Amazônia oriental brasileira (CavaIcante, 1996).Os frutos dessa Clusiacea e têm grande aceitação nas áreas de ocorrência natural da espécie, principalmente no Estado do Pará, que se constitui no maior produtor e principal consumidor. Estimativas indicam que somente na cidade de Belém-PA, são comercializados, anualmente, sete milhões de frutos, com valor total de U$ 1,61 milhão. (Shanley, 2000).

Cientistas descobriram potencial anticancerígeno em mais uma planta brasileira. Testes preliminares feitos com o bacupari, fruto da Rheedia brasiliensis, encontrado na região amazônica, indicaram atividade contra cinco tipos de cânceres, de nove testados.

Com base em protocolo internacional de triagem do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, os autores do estudo testaram a substância contra nove linhagens de células tumorais."Em culturas de tecidos humanos, o composto apresentou grande atividade contra células cancerígenas de cinco tipos de tumores: ovário, próstata, rim, língua e pele (melanoma). Nas outras células analísadas — duas linhagens diferentes de câncer de mama, uma de pulmão e outra de câncer de língua — o composto não apresentou resultado", disse Pedro Luiz Rosalen à Agência FAPESP.