Notícia

Jornal Primeira Página online

Alimentação ganha jogo educativo online

Publicado em 05 fevereiro 2014

O grupo Ludo Educativo, que desenvolve jogos educacionais, lançou o jogo Comilo-Saurus, que tem o objetivo de orientar e ensinar, crianças e adolescentes, noções básicas sobre alimentação saudável e nutrição, além de explorar conceitos sobre a dieta dos animais. O jogo funciona em dispositivos móveis e computadores e seu download pode ser feito no Google Play. Também é possível jogar online no site www.ludoeducativo.com.br, no qual diversos jogos educativos totalmente gratuitos também estão disponíveis.

No jogo, uma cientista, através de uma máquina do tempo, leva ao seu laboratório bebês dinossauros. O objetivo do jogador é manter os animais bem alimentados de acordo com suas necessidades nutricionais específicas. Cada alimento oferece uma determinada quantia de cada um dos quatro nutrientes explorados pelo jogo: carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras. Os dinossauros, ao crescerem, optam por uma dieta onívora, carnívora, vegetariana ou vegana, fato para o qual o jogador deve se atentar também para conseguir vencer o jogo.

Para criar o roteiro, os desenvolvedores buscaram referências sobre nutrição e saúde na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em instituições internacionais. “Buscamos a base na ciência para começar a desenvolver o jogo”, explicou Gabriel Lima, desenvolvedor de games do grupo. O coordenador do grupo, Alexandre Rosenfeld, explica que os jogos educativos são desenvolvidos a partir da ideia de que o game não é apenas um divertimento. “Não pensamos apenas em entretenimento quando criamos um jogo. Exploramos o lúdico para ensinar algo legal para quem está jogando”, disse.

O grupo Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da spin-off Aptor Games e do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid/Fapesp) apoiados pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O jogo Comilo-Saurus é resultado da interação entre o CDMF e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq). Em breve o jogo também estará disponível na Apple Store. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8214.

Escrito por  Redação