O ministro da Saúde, Alexandre Padilha , afirmou nesta sexta-feira (11) que pretende aplicar, em 2026 , uma vacinação em massa contra a dengue com dose única do imunizante do Instituto Butantan.
Atualmente, a vacinação segue critérios da OMS e exige duas doses para grupos específicos.
“A grande aposta do Ministério da Saúde é na parceria com o Instituto Butantan. Nós estamos desenvolvendo juntos a vacina. Já foi testada, inclusive. A expectativa é que ela possa estar presente no próximo ano para que a gente possa fazer vacinações em massa. Então, por isso, nesse momento o mais importante é as pessoas continuarem cuidando do foco do mosquito, que está dentro da casa das pessoas”, comentou.
IMUNIZANTE AGUARDA APROVAÇÃO
O imunizante brasileiro aguarda aprovação da Anvisa. O Butantan prevê entregar 1 milhão de doses em 2025 e 100 milhões em 2027. A fala de Padilha ocorre em meio ao avanço da dengue em SP, onde 89% dos hospitais privados registraram aumento nas internações, segundo pesquisa recente.
“São Paulo é responsável, hoje, por mais de 70% dos óbitos. Então, tem uma situação específica que está acontecendo, quase uma explosão de casos aqui. O Ministério da Saúde, desde o começo, tem apoiado, mandando exames, insumos, estrutura. Inclusive de ações, o ministério está preparado para apoiar os municípios e o estado no que for necessário”, encerrou.