Notícia

Vix

Além da sua avó, ciência também provou que própolis é remédio potente para dor de garganta

Publicado em 06 novembro 2018

Dor de garganta é um incômodo que todo mundo já teve e permanece tendo ao longo da vida. Justamente por isso, é comum que famílias tenham sua própria receita caseira para curar ou amenizar a dorzinha chata, principalmente as avós. Geralmente essas receitas envolvem um ingrediente especial: o própolis. E agora a ciência comprovou que elas estavam absolutamente corretas.

Um estudo feito em conjunto por pesquisadores da UNICAMP, ESALQ e USP com apoio da FAPESP, mostrou que o própolis orgânico produzido na região sul do Brasil tem ação antioxidante, antifúngica e antimicrobiana. Isso o consolido como um importante remédio natural para curar não só dores de garganta, mas para fortalecer a imunidade e acabar com acnes.

Como o própolis funciona

O própolis é uma resina extraída de plantas e gomos de árvores pelas abelhas, usada para cobrir e proteger suas colmeias. De acordo com um dos pesquisadores do estudo, o engenheiro agrônomo Severino Matias de Alencar, da ESALQ, isso torna as colmeias um espaço muito esterilizado também, por conta da sua ação antimicrobiana.

Própolis para humanos

Já nos seres humanos, a ação antibacteriana do própolis é especialmente forte contra as bactérias gram-positivas, que costumam causar as inflamações na garganta do tipo amidalite. Por isso o uso da própolis é tão eficaz e indicado contra dores de garganta. Além disso, o ingrediente tem propriedades que ativam e fortalecem o sistema imunológico, o que aumenta as defesas do próprio organismo, o tornando resistente a gripes e resfriados.

Como usar o própolis

Existem três formas diferentes para um consumo eficiente de própolis, isso vai depender do modo como nosso organismo está.

Uso preventivo: tomar 5 gotas em jejum todos os dias.

Nos primeiros sintomas de dor de garganta: tomar 5 gotas a cada hora.

Quando há uma melhora no quadro: tomar 5 gotas três vezes ao dia.

É importante, no entanto, comprar um própolis de alta qualidade, como o orgânico produzido no Brasil, que possui uma tonalidade verde escura e um gosto bem forte.