Notícia

IstoÉ online

Alckmin visita Embraer e defende apoio à inovação

Publicado em 05 agosto 2010

Por João Carlos de Faria

O candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, visitou hoje a sede da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ele foi recebido pelo presidente da empresa, Frederico Curado, com quem se reuniu antes de visitar os hangares. Alckmin disse que o objetivo de sua visita à Embraer foi destacar a importância dos parques tecnológicos no Estado.

"O nosso desafio não é vender ou exportar produtos primários, mas de alta tecnologia, agregando valor, empregando mais e com salários mais altos. A Embraer é um orgulho do Brasil, e nós vamos fortalecer muito as engenharias e trabalhar pelo adensamento das empresas do ramo aeronáutico", afirmou. O candidato tucano disse ainda que vai "estimular muito a pesquisa e o desenvolvimento" e que, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pretende estudar a criação de uma agência estadual para apoiar as inovações tecnológicas.

Ele também falou sobre a possibilidade de parceria do Estado com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na administração do aeroporto local e disse que apoia a proposta de São José dos Campos sediar a E-TAV, empresa estatal que será criada para absorver a transferência de tecnologia durante as obras de implantação do trem-bala, além de renovar a promessa de construção de um hospital regional do Estado na cidade e no litoral norte.

"O Estado tem 31 aeroportos estaduais e podemos estadualizar ou regionalizar o aeroporto de São José dos Campos, sem excluir o governo federal, mas com a participação do Estado, numa parceria. Os maiores gargalos do Brasil no setor de infraestrutura são os portos e aeroportos e por isso é preciso investir muito nisso", disse.

Depois da reunião com diretores da empresa, acompanhado do presidente Frederico Curado, de candidatos do PSDB e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury - em horário de expediente na prefeitura -, Alckmin foi conhecer um avião do modelo E-190, fabricado pela Embraer, pronto para ser entregue à Gulf Air, empresa de aviação regional do Golfo Pérsico.