Notícia

Refrescante

Alckmin inaugura Parque Tecnológico de Piracicaba (1 notícias)

Publicado em 21 de agosto de 2012

Espaço contará com centro administrativo, laboratórios, hall de eventos, incubadora de empresas de base tecnológica e instituições de ensino

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, inauguraram nesta terça-feira, 21, o núcleo central do Parque Tecnológico Engenheiro Emílio Bruno Germek, em Piracicaba. O empreendimento faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que inaugurou no último mês de junho, o parque de Sorocaba.

O governador explicou a importância desse novo parque. "Esse é o bom caminho, o Brasil só vai ser competitivo internacionalmente se investir em pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento. O Parque Tecnológico é um local que une a teoria à prática, une a universidade, une os centros de pesquisa e desenvolvimento, une o setor produtivo, tudo em um mesmo local, em uma região que é campeã de bioenergia, um dos principais centros de desenvolvimento de São Paulo", afirmou Alckmin.

O parque está localizado numa área de mais de 680 mil metros quadrados, na Rodovia SP-147 (Piracicaba-Limeira), dividido entre o centro administrativo, a incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos. Até o momento, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 12 milhões em obras, equipamentos e na construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

O parque tecnológico de Piracicaba tem suas atividades voltadas para o setor de Biocombustíveis, Tecnologias de Conversão de Biomassa e Resíduos Agroindustriais, além de Tecnologias Ambientais. Instituições renomadas terão seus laboratórios integrados à iniciativa, entre elas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Única), a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), o Centro de Tecnologia Canavieira(CTC), a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A iniciativa conta com laboratórios especializados em diversas atividades. São elas: Simulação e Modelagem, Métodos Quantitativos Especializados, Metrologia, Metalografia, Mecatrônica e Automação. Além disso, o parque abriga uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)

Criado em 2006, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

No Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Dessas, 11 estão em discussão e 19 já credenciadas no SPTec, sendo duas com credenciamento definitivo (São José dos Campos e Sorocaba) e 17 com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, EcoTecnológico Dahma São Carlos, São José do Rio Preto e São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste).

Incentivos fiscais

As empresas instaladas em parques tecnológicos do SPTec podem participar do programa estadual de incentivos fiscais chamado "Pró-Parques". Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias que serão utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens ao ativo imobilizado.