Notícia

Jornal do Commercio Brasil (SP)

Alckmin defende pólos tecnológicos

Publicado em 06 agosto 2010

O candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, destacou na quinta-feira, durante visita à sede da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), localizada em São José dos Campos, a importância dos parques tecnológicos no estado. "O nosso desafio não é vender ou exportar produtos primários, mas de alta tecnologia, agregando valor, empregando mais e com salários mais altos. A Embraer é um orgulho do Brasil e nós vamos fortalecer muito as engenharias e trabalhar pelo andamento das empresas do ramo aeronáutico", afirmou ele.

O candidato tucano disse ainda que vai "estimular muito a pesquisa e desenvolvimento" e que, além da Fundação de Pesquisa do Estado de S.Paulo (Fapesp), pretende estudar a criação de uma agência estadual para apoiar as inovações tecnológicas.

Ele também falou sobre a possibilidade de parceria do estado com Infraero na administração do aeroporto joseense e disse que apóia a proposta de São José dos Campos sediar a E-TAV, empresa estatal que será criada para absorver a transferência de tecnologia durante as obras de implantação do Trem-Bala.

"O estado tem 31 aeroportos e podemos regionalizar o aeroporto de São José dos Campos, sem excluir o governo federal, mas com a participação do Estado, numa parceria. Os maiores gargalos do Brasil no setor de infraestrutura são os portos e aeroportos e, por isso, é preciso investir muito nisso", disse.