Notícia

Pequenas Empresas & Grandes Negócios online

Alckmin assina Lei de Inovação paulista

Publicado em 07 fevereiro 2006

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta segunda-feira (06/02) o Projeto de Lei de Inovação Tecnológica para o Estado de São Paulo e o decreto que institui o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.
O objetivo da Lei de Inovação é criar mecanismos jurídicos para a transformação de conhecimento científico e tecnológico em atividade produtiva por empresas privadas de base tecnológica. Após a assinatura, a Lei de Inovação paulista foi encaminhada pelo governador à Assembléia Legislativa.
O governador também assinou o decreto que institui o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. O Sistema foi planejado para atrair, criar, incentivar e manter empresas de tecnologia e instituições de pesquisa e desenvolvimento. Os parques são grandes empreendimentos com gestão privada, auto-sustentáveis, tendo em seu núcleo entidades públicas e ancorados por grandes instituições.
"Serão cinco parques ao todo. Eles serão instalados na Grande São Paulo, em Campinas, São José dos Campos, São Carlos e Ribeirão Preto", declarou o governador.
Cada parque terá uma especialidade: São Paulo com nanotecnologia, Campinas com tecnologia da informação, São José dos Campos com tecnologia aeroespacial, São Carlos com novos materiais e Ribeirão Preto com um parque voltado às áreas de biotecnologia e equipamentos médicos e odontológicos.
A cerimônia foi realizada no auditório da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, do presidente da FAPESP, Carlos Vogt, os reitores das três universidades públicas do Estado (USP, Unesp e Unicamp), parlamentares e líderes empresariais.