Notícia

Blog Hermes de Luna

Aguiar terá primeiro radiotelescópio do país (109 notícias)

Publicado em 20 de agosto de 2021

Bem Paraná online Folha Vitória online Redação MT Planeta 1 Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa JorNews FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Guarulhosweb Gazeta de Sorocaba Élle News Diário do Mucuri Notícias PB Amazônia Agora Folha do Araçá Expresso PB online Rede BCN Giro Curimataú Inova PB Portal Se Liga Pilões-PB Radar PB Valor Agregado Blog do Márcio Rangel Portal Correio Blog do Patricio Nunes Curitiba I&T Portal Alta Notícias Sheilla Martins Blog Ver-o-Fato Ultra Combo Pequi FM 87,5 Rádio Liberdade FM 87,9 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Portal dos Fatos Folha de Valinhos online Repórter Diário O Liberal (Americana, SP) online Imbaú FM 87,9 Aqui Notícias online Barulho Curitiba Diário de Cuiabá online FasterNet Correio do Papagaio online Jornal de Itatiba online Leia Já Meon Rádio Nova Onda FM 87,9 Portal do Holanda Rádio Cultura FM 101,7 The World News (Ucrânia/Brasil) TN Online Vitória News HiperNotícias Portal GMC Online Rede Agora de Notícias Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Norte de Goiás Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online CGN Rádio SAT Peruíbe SP A Crítica (MS) online Zero Hora online Folha Vip de Cajazeiras CPG - Click Petróleo e Gás Danpnobre Cofemac Notícias do Dia Portal Conceição Verdade Brand News GCMais Giro MT Notícias Paraíba RádioBlog Jornal Dia Dia Jornal Alerta Blog do Patricio Nunes Revista Empreende online Canaltech Diário da Cidade Canaltech
Por Hermes Luna

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) se encontrou com o professor Elcio Abdalla, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) na última segunda feira, 16 de agosto, para discutir os próximos passos para instalação do BINGO, o primeiro radiotelescópio do Brasil, que ficará na cidade de Aguiar, na Serra do Urubu, no sertão do estado. A região foi escolhida pelas suas ótimas condições de visibilidade e baixa poluição eletromagnética.

“O Radiotelescópio Bingo que será construído em Aguiar, no sertão do nosso estado, será uma das mais importantes estruturas científicas do Brasil e colocará o país no mapa das pesquisas sobre a expansão do universo”, disse Azevêdo.

Também estiveram presentes outros representantes do BINGO, das Universidades e Institutos envolvidos (USP, UFCG e INPE), além de membros do Governo da Paraíba.

A instalação do radiotelescópio está nas etapas iniciais e, havendo concordância entre todos os comprometidos com o projeto, a previsão é de que ele esteja totalmente pronto em 2022. O objetivo principal do BINGO é observar o que acontece no céu brasileiro, desde fenômenos como rajadas rápidas de rádio, estrelas e satélites, mas também tentar entender melhor a estrutura do Setor Escuro, que compõe a maior parte do universo (95%) e sobre a qual pouco se sabe.

Além do conhecimento científico e tecnológico e mão de obra qualificada, o BINGO também promoverá atividades educacionais voltadas para os jovens da região, com visitas guiadas e aulas de ciências em escolas das redondezas. E tem potencial para se tornar um grande atrativo turístico da Serra do Urubu, como já acontece em projetos semelhantes em Porto Rico, por exemplo. Foi discutido um plano para incrementar o turismo na região através de museus e apresentações no local e nas cidades vizinhas de Sousa e Cajazeiras.

Todo o projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do Estado da Paraíba. O BINGO também conta com a colaboração internacional da China e Reino Unido e com pesquisadores independentes dos Estados Unidos, Coréia do Sul, França, Alemanha, Itália, Espanha, África do Sul e Suíça.