Notícia

Unesp

Agrônomo da Unesp recebe medalha Fernando Costa

Publicado em 06 maio 2013

O engenheiro agrônomo Roberval Daiton Vieira, professor da Unesp de Jaboticabal e Chefe de Gabinete da Unesp, recebeu a Medalha Fernando Costa, como destaque em Ensino, dia 2 de maio, durante a Feira da Agrishow, no Centro de Convenções, em Ribeirão Preto, SP.

Anualmente o Conselho Deliberativo da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP, mediante proposta fundamentada pela Diretoria e pelos associados, presta homenagens aos Engenheiros Agrônomos que mais se destacaram nas atividades agronômicas. As homenagens são concedidas durante a tradicional Festa da Deusa Ceres. Os homenageados, que entram para o rol de Engenheiros Agrônomos ilustres da AEASP, recebem uma estatueta da deusa símbolo da agricultura.

O troféu “Deusa Ceres” foi criado em 1972, pelo engenheiro Cláudio Braga Ribeiro Ferreira, à época presidente da AEASP, e tem o intuito de incentivar e valorizar o trabalho dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo. Em 1991, a entidade criou o “Prêmio do Mérito Agronômico” com a entrega das medalhas “Fernando Costa”. O nome da medalha reverencia a memória de Fernando Costa, um grande realizador, ministro da agricultura no primeiro mandato de Getulio Vargas, também secretário de agricultura e interventor do Estado, reconhecido por sua luta em prol dos interesses da agronomia. Qualquer engenheiro agrônomo, associado da AEASP, pode ser indicado, à exceção dos que participam da Diretoria Executiva, à época da eleição. A escolha do premiado é feita na sede da AEASP, a partir de currículos dos indicados por Faculdades de Agronomia, pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Delegacias Regionais.

Perfil

Graduado em Agronomia pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal, hoje Unesp, Câmpus de Jaboticabal (1975), Roberval Daiton Vieira realizou mestrado (1980) e doutorado (1985) em Fitotecnia/Produção e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Viçosa. É pós-doutor em Produção e Tecnologia de Sementes pela University of Kentucky, Lexington, KY, USA (1989-90 e 1998). Professor livre-docente (1991) e Professor Titular(1998) junto ao Depto. de Produção Vegetal, Unesp/Jaboticabal, é bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente com as seguintes especies: amendoim, feijão, milho, soja, leguminosas forrageiras -guandu e hortaliças (abóbora, beterraba e solanáceas). As pesquisas focam estudos de germinação e vigor (testes de envelhecimento acelerado-tradicional e com solução salina, de frio, deterioração controlada e de condutividade elétrica) com sementes das espécies mencionadas. Tem mais de 110 artigos publicados em periódicos com seletiva política editorial, no país e exterior e mais de 180 resumos apresentados em eventos técnico-científicos, também no Brasil e exterior. Quatro livros e 13 capítulos de livros. É membro da Coordenação de Ciências Agrárias da Fapesp, além, de atuar como assessor "Ad Hoc" de inúmeras instituições de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, Fapesp, Fapemig, Fundunesp). Atua como revisor de várias revistas científicas (Acta Scientiarum - Maringá/PR, Ciência e Agrotecnologia-Lavras/MG, Ciência Rural - Santa Maria/RS, Engenharia Rural - Jaboticabal/SP, Horticultura Brasileira, Brasília/DF, Pesqusia Agropecuária Brasileira - Brasília/DF, Revista Brasileira de Sementes- Londrina/PR, Scientia Agricola-Piraciacaba/SP, Bragantia, Campinas/SP, Revista Ceres, Viçosa/MG). Como gestor já participou de inúmeros órgãos colegiados, do Câmpus e da Universidade, foi vice-coordenador e coordenador de programa de pós-graduação, vice-diretor (1999-2003) e diretor (2003-2007) da Unesp/Jaboticabal. Foi membro suplente e titular do Conselho Curador da Fundunesp/SP e Assessor Chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da UNESP (2011-2012). Atualmente, além das atividades de docência (disciplinas Produção e Tecnologia de Sementes e Análise de Sementes na graduação e Avaliação do vigor de sementes na pós-graduação), pesquisa e extensão junto ao Depto. de Produção Vegetal, é membro titular do Conselho Curador da Vunesp - Fundação Vestibular da Unesp e do Conselho do Agronegócio da Fiesp/SP e, desde janeiro 2013, está como Chefe de Gabinete da Reitoria da Unesp.

Assessoria de Comunicação e Imprensa