Protocolo de intenções para o desenvolvimento do setor será assinado na Esalq
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, assinam protocolo de intenções hoje, às 9h, em Piracicaba. O objetivo é a realização de ações em conjunto para o desenvolvimento do agronegócio paulista pelos próximos cinco anos. A data coincide com o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.
O documento prevê o relacionamento permanente da Secretaria e de suas demais coordenadorias e Institutos com a Esalq para elaboração e a implantação de ações conjuntas, como compartilhamento de base de dados para pesquisa científica e realização de estudos que promovam o desenvolvimento do agronegócio paulista, envolvendo pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Há também a intenção no estabelecimento de ações que possibilitem o incremento da formação de pessoal em áreas estratégicas com a promoção conjunta de visitas e eventos técnicos, estágios de estudantes de graduação e intercâmbio de pós-graduandos, pesquisadores e especialistas, garantindo a formação voltada para a formulação de políticas públicas focadas no desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Outra ação é a prestação de auxílio técnico mútuo para o desenvolvimento de agenda de trabalhos em áreas afins da Esalq/USP e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), de seus Institutos e de suas Estações Experimentais.
Em 23 de junho, a diretoria da Esalq esteve na Secretaria de Agricultura para reunião com Borges e equipe técnica da Pasta para discussão sobre trabalhos em conjunto, inclusive para atendimento ao edital "Centros de Ciência para o Desenvolvimento", da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Na reunião, foi estabelecida a colaboração entre a Esalq e os Institutos de pesquisa ligados à APTA para atendimento ao edital, que aportará recursos em projetos de pesquisa internacionalmente competitivos, com duração de até cinco anos, a serem executados por equipes de pesquisadores de Institutos de Pesquisa e/ou pesquisadores de Universidades e instituições de Ensino Superior, em parceria com órgãos do Governo, empresas e Organizações Não Governamentais.
Visita à APTA Regional
Antes do encontro na Esalq, o secretário Itamar Borges também visitará às 7h, à APTA Regional de Piracicaba, uma das unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. O Polo Regional de Pesquisa desenvolve estudos em cana-de-açúcar, olivicultura, pós-colheita em frutas e hortaliças, resíduos urbanos e agroindustriais, pecuária, melhoramento genético vegetal, restauração florestal e manejo de bacias hidrográficas.
A unidade de pesquisa estuda novas oportunidades em reprodução animal de bovinos, tratamento e uso de resíduos urbanos e agroindustriais em solos, como dejetos de suínos, vinhaça, lodo de esgoto e composto de lixo.
Um dos projetos em destaque são os trabalhos para viabilizar a cultura da oliveira no Estado de São Paulo, por meio do Oliva SP, que agrega diversas unidades de pesquisa do Brasil e exterior. Entre as pesquisas está a avaliação da matéria prima produzida por cultivares de oliveiras implantadas no estado de São Paulo por meio da extração e caracterização química e sensorial dos azeites, fertilidade do solo e nutrição das plantas; poda de formação, produção de reforma de oliveiras; e curva de maturação de azeitonas.
Serviço
Assinatura de protocolo de inteções SAA e Esalq/USP
Data: 08/07 - Horário: 9h
Local: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)
Diretoria da Esalq - Sala do Diretor
Av. Pádua Dias, 11, 2º Andar. Piracicaba/SP