Notícia

Adital - Agência de Informação Frei Tito para América Latina

Agroecologia é foco de curso de pós-graduação em São Carlos

Publicado em 30 outubro 2012

A perspectiva agroecológica, que propõe uma forma alternativa de produção de alimentos, é parte de um programa de pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo.

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) estão abertas até 22 de novembro. O curso integra o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O programa pretende formar profissionais comprometidos com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos adotados pela Agroecologia. Esse campo de estudo incorpora as áreas de conhecimento da Ecologia, Agronomia, Economia e Sociologia. Envolve ainda questões relacionadas às estratégias alternativas de desenvolvimento rural e suas perspectivas políticas.

De acordo com informações da Agência Fapesp, a ideia é gerar base científica e técnica para uma visão integrada e de natureza interdisciplinar na busca do desenvolvimento rural sustentável. A partir dos conceitos e ferramentas utilizados pela Agroecologia, esses profissionais serão habilitados para formulação, planejamento e execução de políticas públicas e de desenvolvimento rural voltados, principalmente, à agricultura de base familiar.

Os estudantes devem ser capazes de produzir e difundir o conhecimento científico e o desenvolvimento de manejo agroecológico. Devem ainda contribuir em nível científico, político, econômico, sociocultural e ambiental para a implantação de sistemas agroecológico de produção agropecuária.