Notícia

Observatório do 3° Setor

Agricultura familiar e cidades (1 notícias)

Publicado em 15 de dezembro de 2022

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil são classificados como agricultura familiar. No entanto, esses terrenos ocupam uma área muito pequena, de apenas 23% do espaço das propriedades agropecuárias no país.

O livro “Agricultura Familiar e Políticas Públicas no Estado de São Paulo” destaca os desafios da agricultura familiar nos últimos anos. Um deles é o déficit de serviços de assistência técnica: enquanto 53% das grandes propriedades têm acesso à assistência técnica, somente 35% das pequenas conseguem o serviço.

A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 11, da Agenda de 2023 da ONU, que diz respeito a cidades e comunidades sustentáveis.

Para refletir sobre agricultura familiar e cidades, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (15/12), o engenheiro agrônomo pela USP, doutor em Engenharia Agrícola pela Unicamp, professor dos programas de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, ambos da Universidade Federal De São Carlos, Ricardo Borsatto; e o agricultor, ambientalista, regenerador socioambiental, co-criador da Horta Comunitária da Saúde, conselheiro do CADES Vila Mariana e membro do Fórum Agenda 2030, Sergio Shigeeda.

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.