Notícia

Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Ágora Abrasco: veja a programação de 3 a 5 de junho

Publicado em 02 junho 2020

A Ágora Abrasco chega a sua nona semana de programação no momento em que a crise sanitária registra números alarmantes e governadores decidem ceder e flexibilizar algumas medidas do isolamento social. O Brasil já tem mais de 500.00 casos registrados da Covid-19 e ultrapassou 30.000 mortes. Diante desse cenário e com a OMS alertando que não estamos no pico, reforçamos a recomendação: #FicaEmCasa e acompanhe a TV Abrasco.

Data: 3 de junho

Horário: 16h

Painel: O Complexo Econômico-Industrial da Saúde e dependência internacional: superação da dicotomia entre saúde e desenvolvimento

Expositores:

Carlos Grabois Gadelha, pesquisador da Fiocruz e integrante do Comitê Assessor de Ciência & Tecnologia da Abrasco. Suélia Rodrigues Rosa, pesquisadora do laboratório de Engenharia e Inovações (FGA/UnB) Marco Antonio Vargas, professor do Departamento de Economia da UFF. Luis Eugenio Souza, Professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e presidente Abrasco 2012 – 2015.

Coordenação

Leonor Pacheco, professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB)

Data: 4 de junho

Horário: 16h

Painel: Publicação científica nos tempos da pandemia da COVID-19

Expositores:

Leila Posenato Garcia, Epidemiologia e Serviços de Saúde (IPEA). Abel Laerte Packer, diretor do programa SciELO/Fapesp. Cláudia Medina Coeli, Cadernos de Saúde Pública (IESC/UFRJ).

Coordenação

Márcia Furquim, editora científica da Revista Brasileira de Epidemiologia e professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Data: 5 de junho

Horário: 16h

Painel: COVID-19: Interface clínica/epidemiologia e os cuidados em saúde

Expositores:

Francisca Valda da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem. Glória Teixeira, professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Margareth Dálcolmo, Coordenadora do Ambulatório de Pesquisas do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/Fiocruz). Rubens Belfort, presidente da Academia Brasileira de Medicina.

Coordenação

Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente Abrasco 2015 – 2018.