Notícia

Cruzeiro do Sul online

Agenda

Publicado em 24 maio 2018

Cinepós Uniso - Amanhã, às 14h, acontecerá a segunda reunião do Cinepós Uniso, projeto que tem como objetivo promover reflexões e debates a partir do cinema e também de outras produções audiovisuais. Na oportunidade, o encontro será realizado junto aos alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniso), no câmpus Seminário (Av. Dr. Eugênio Salerno, 100/140 Sorocaba, SP), às 14h. Mas o encontro é aberto à toda comunidade e tem entrada gratuita. Conduzido pela professora Míriam Cristina Carlos Silva, do mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, o encontro iniciará com a apresentação do filme argentino "Um conto chinês" (2011), dirigido por Sebastián Borensztein. No longa-metragem, Ricardo Darín interpreta Roberto, um veterano da Guerra das Malvinas que tem seu cotidiano - marcado por solidão - completamente transformado a partir do encontro com Jun (Ignacio Huanga), um chinês que se perde em Buenos Aires e a quem Roberto se vê obrigado a ajudar. A proposta, em seguida, é pensar as relações entre solidão, vinculação, incomunicabilidade e comunicação, presentes no filme por meio de representações poéticas. "Um conto chinês" faz parte de uma seleção de filmes ibero-americanos analisados pela professora Míriam em seu atual projeto de pesquisa, desenvolvido com amparo da Fapesp e intitulado "Representações poéticas da morte nas narrativas midiáticas". A exibição ocorre no campus Seminário, que fica na av. Dr. Eugênio Salerno, 100/140.

Projeto Ilustradoria - O Sesc promove hoje mais uma edição do projeto Ilustradoria. O convidado deste mês é o produtor e roteirista de cinema Felipe Cagno. Ele iniciou seu trabalho com quadrinhos quando foi estimulado a adaptar um roteiro de cinema para outra mídia. Uniu suas duas paixões e roteirizou "Lost kids", "321 fast comics" e "Os poucos & amaldiçoados", todos lançados de formas independentes após campanhas de financiamento coletivo. O bate-papo ocorre na área de convivência às 19h, de graça. O projeto Ilustradoria promove encontros informais para troca de ideias e contatos entre desenhistas, profissionais ligados ao mercado de ilustração e praticantes de rabiscos em geral. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555.

Projeto EmPulso - A banda Não Recomendados é a atração de hoje no Sesc dentro das atividades do projeto EmPulso. O show está marcado para às 20h no Teatro da Unidade, de graça. A retirada de ingressos começa às 17h. O grupo é formado pelos autores intérpretes Caio Prado, Daniel Chaudon e Diego Moraes, "todos inquietos e com a mesma vontade: transformar, questionar e provocar os padrões comportamentais", aponta o material de divulgação encaminhado à imprensa. Na sonoridade, são encontradas referências de Secos e Molhados, Tropicália e Dzi Croquettes. Além de músicas autorais, os cantores emprestam suas vozes a releituras clássicas que transitam entre Chico Buarque e Gilberto Gil a Alexandre Pires e Cheiro de Amor. Antes do show, o grupo Não Recomendados participa do Papo de Produção, às 18h, um encontro para apresentar e discutir os modos de criação, produção, gravação e difusão artística. A atividade também é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. O projeto EmPulso, do Sesc, tem por objetivo apresentar ao público artistas e compositores representantes de uma MPB contemporânea, que estejam em pleno processo de produção de uma obra relevante para o desenvolvimento da canção nacional, mas que não possuam uma grande projeção de mídia e inserção no interior do estado. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555.

Cinema no Sesi - Hoje, às 19h30, será exibido o filme "Fargo -- uma comédia de erros" no Teatro do Sesi. A direção é de Joel e Ethan Coen. A produção de 2003 fala de Jerry (William H. Macy), um vendedor de carros de uma cidadezinha de Minnesota que está afundado em dívidas. Mas ele tem um plano. Vai contratar dois bandidos (Steve Buscemi e Peter Stormare) para sequestrarem sua esposa, para poder receber um polpudo resgate de seu endinheirado sogro. A ideia era que ocorresse tudo com sucesso, sem ninguém se ferir, porém as pessoas começam a morrer. Então entra em cena a Chefe de Polícia Marge (Frances McDormand), uma investigadora que gosta de beber café, usar parka e está grávida. Ela fará de tudo para capturar o criminoso. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência. O Sesi fica na rua Gustavo Teixeira, s/nº.

Ioga para pais e filhos - Hoje, às 17h, pais e filhos poderão participar gratuitamente de uma oficina de ioga no Parque Campolim. A aula será ministrada pela instrutora de ioga para crianças Elaine Pereira, certificada no curso Ioga com histórias, e é indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), em parceria do projeto Costurando Memórias, a atividade integra a programação da Semana Mundial do Brincar 2018 em Sorocaba, que tem como tema "Brincar de corpo e alma". A ideia da atividade é que os sorocabanos pratiquem uma atividade lúdica e dinâmica em família, na qual a criança terá a oportunidade de aprender e se conectar com ela mesma de uma maneira diferente e divertida. Os participantes devem levar algum tipo de apoio para colocar no gramado do parque, como uma canga ou uma toalha, para a prática da ioga.