Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Agência de Fomento Paulista negocia parceria com a Fapesp

Publicado em 22 março 2012

Investir em pesquisa e tecnologia é um dos objetivos da Agência de Fomento Paulista. O presidente do órgão, Milton Luiz de Melo Santos, afirmou que negocia uma parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Encontro entre as entidades está marcado para hoje (22/03).

O contato deve ser do tipo venture capital (investimento privado, através do qual se compra participação societária em empresas que apresentem possibilidades de crescimento). Segundo o presidente da Agência "não adianta você ficar só atuando com a ferramenta do empréstimo, financiamento tem determinadas empresas, em função da sua trajetória, que estão em um determinado estágio que não tem a mínima condição de crescer baseada no empréstimo, é aí que entram os chamados fundos de capital semente, venture capital".

O presidente afirmou que o Estado de São Paulo possuí uma quantidade expressiva de parques tecnológicos já consolidados em cidades como São Carlos e Campinas e na própria capital com a Universidade de São Paulo (USP) e nesse parques existem muitas incubadoras. Mas segundo Santo "a Fapesp bota dinheiro a fundo perdido na pesquisa, só que a gente precisa cortar isso aqui e passar para a produção, o doutor fica lá pesquisando, recebendo dinheiro da Fapesp e a sociedade não recebe nada em troca".

Santos explicou que a parceria vai funcionar da seguinte forma, "nós lideraremos a criação de fundos de investimento desse tipo de venture capital. O poder público tem que entrar para dar a espécie de picada para os investidores privados virem atrás, e eles virão. Na Inglaterra, na Alemanha e na França é tudo público, o que eu quero fazer é invés de emprestar para essa empresa que registrou a patente é nós chegarmos com um fundo, que nós desenhamos, achamos um gestor, faço a licitação e aquele que me apresentar o melhor plano, o melhor custo de gestão eu entrego para ele o fundo. Eu vou botar dinheiro, Fapesp põe, Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) põe".

O representante da Agência de Fomento afirmou que conversou com o governador do Estado e ele "achou fantástico". Santo concluiu que "isso é o Brasil que nós queremos ver, o Brasil que está investindo em pesquisa séria, pesquisa de altíssimo nível. São Paulo vai dar um exemplo para o País".

Sistema financeiro

Um outro ponto abordado pelo representante da Agência foi os tipos de financiamento que existem no País. Para ele "é preciso reconhecer a necessidade de uma reformulação do sistema financeiro do Brasil para que nós tenhamos funding (captação) de longo prazo".

(Fonte: DCI - 22/03/2012)