Campinas, terça-feira, 1 de junho de 2021 Raios Cósmicos dá sequência à série de curtas-metragens que une a Física da Unicamp e o Núcleo de Animação de Campinas TUDO à VCR Adriana Gia chini Café, prosa, humor, curtas de animação e física na sala de aula. Aparentemente pode parecer impossível enxergar um elo entre temas tão distintos. Mas acredite, ele existe e atende pelo nome de anima física, um projeto de pesquisadores e alunos do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Núcleo de Animação de Campinas, cujo objetivo é divulgar e ensinar ciência aos estudantes do ensino fundamental e médio. Para entender na prática do que se trata basta conferir hoje, ás 1, a estreia do segundo curta-metragem do projeto, chamado Raios Cósmicos. O evento de lançamento será transmitido via Zoom e é aberto a qualquer interessado. Antes da exibição, haverá um bate-papo do idealizador do animar física e professor titular do Instituto de Física, Marcelo Moraes Guzzo, com O animador Maurício Squar isi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, responsável pelo filme. O curta tem duração de 20 minutos, aproximadamente. Onde assistir “ Depois de assistir ao meu longa-metragem Café, Um De do de Prosa, o Marcelo me procurou dizendo que havia gostado muito da maneira como a animação falava sobre o café, de um modo rigorosamente correto do ponto de vista histórico, mas ao mesmo tempo com humor, músi ca e leveza. Seria possível fazer isso com a física? ”, recor da Squar isi. Do questionamento surgiu Quarks e Léptons, episódio de estreia do projeto, em 2020. Um terceiro curta é planejado, com o tema neutrinos, mas ainda sem data de lançamento.
O anima física tem apoio da Fapesp por meio do Projeto Temático “ Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos ”, coordenado pelo professor do IEGW (Insituto de Física Gleb Wataghin), Orlando Luis Goulart Peres. “ Essa trilogia trata de temas dentro da proposta do projeto, mas a intenção é jus tamente que a gente continue trazendo outras áreas da Físi ca. Eu sempre admirei o trabalho do Maurício e do Nucleo de Animação e tem sido uma experiência muito bacana de unir a divulgação científica com elementos da animaData: hoje| Horário: 1 ção ”, conta Marcelo. O processo de criação de Raios Cósmicos, que segue o mesmo do episódio anterior, mescla estratégias criativas do cinema com conhecimentos da sala de aula. Desta forma, o tema foi primeiramente apresentado pelos pesquisadores do Instituto de Física (responsáveis para que conceitos, nomenclaturas e informações técnicas fossem precisos). Depois, o texto foi roteirizado por Squar isi e sua equipe que, para tornar a animação mais próxima de seu público alvo, criou uma personagem: Mari. Trata-se de uma adolescente, fã de skate e rock, filha de professores de ciência, que dialoga com a família assuntos da Física. Neste episódio, por exemplo, ela entende que faios cósmicos existem- e não foram criados apenas para dar nome à sua banda favorita. Ela também tem a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de cientistas como o brasileiro César Lattes (1924-2005) e Gleb Wataghin (1899-1986), que dá nome ao Instituto de Física. “ Você me perguntou o que animação tem à ver com a Física e eu te respondo: tudo. Um dos primeiros princípios Pré-estreia do desenho Raios Cósmicos Como acessar: via aplicativo Zoom Link: https: zoom. us///96933505867 ID da reunião: 969 3350 5867 do gênero, o deslocamento do objeto, é pura Física. Não à toa, nós animadores estuda mos conceitos da Física ao construirmos nossos vídeos e filmes. Por exemplo: ação e reação. O que acontece quando o personagem chuta a bola? Mas o projeto tem essa outra questão que é usar o poder da animação, sua proximismo dade com o publico, para explicar a Física de um jeito le ve e bem humorado ”, finalizada Squar ise Primeiro episódio Seja orgânico ou inanimado, madeira ou vidro, tudo que tem no universo é matéria. E toda matéria é feita de áto mos, prótons, neutrons, quarks e léptons entre outros no mes da Física para as partículas que explicam do que sos mos formados. É justamente esse o tema desenvolvido na animação Quarks e Léptons, primeira produção do anima física, lançada em 2020.
No episódio de estreia, a jovem Mari é desafiada pelo pai a responder o que tem dentro de um caixa de madeira, localizada na sala da casa deles. Se acertar a resposta, ela ganha R$ 100 reais para ver um show da banda Raios Cósmicos. Com uma linguagem simples e divertida, a animação Quarks e Léptons foi selecionada em 2020 para ser exibida em dois festivais brasileiros: o 10 Circuito Penedo de Cinema e a Mostra Udi grudi Mundial de Animação (Mumia). “ Nossa ideia é fa zer apresentações que sirvam como subsídios para professores de Ciências do fi nal do Ensino Fundamental e ao início do Ensino Médio ”, conta professor titular do Instituto de Física, Marcelo Moraes Guzzo. Ele lembra que, junto com a animação, os envolvidos no projeto disponibilizam outros 12 vídeos com maior detalhando dos temas que aparecem na história e que podem ser conferidos no canal do projeto no YouTube. Tam bém vale mencionar que toda a trilha sonora dos curtas foi composta pela equipe do Núcleo de Animação de Campinas. “ As músicas tem um papel muito importante na interação com o público ”, destaca Marcelo, E para quem não puder acompanhar a exibição de hoje, não tem problema. O link estará aberto ao público após o lançamento. Para acessar, vi site o site anima fisica. com. br. Assista ao primeiro episódio