Notícia

Difundir

Advogada participa de congresso continental em cooperativa

Publicado em 02 outubro 2013

Ribeirão Preto (SP), 01 de outubro de 2013 - A advogada Emanuelle Urbano Maffioletti, associada ao Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/USP, foi convidada para participar do Congresso Continental de Direito Cooperativo, que acontece durante os dias 8 e 10 de outubro, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá.

Durante o Congresso, a advogada falará sobre o tema concurso das cooperativas no Brasil, considerando as tendências atuais da legislação cooperativa continental, Lei Marco para as cooperativas na América Latina e o Estatuto das Cooperativas do Mercosul.

Na opinião da advogada, o Congresso Continental de Direito Cooperativo tem grande importância, pois se trata de um evento que envolve a região da América Latina, porém com caráter internacional, pois conta com a participação da ACI (Aliança Internacional de Cooperativas). Já, no âmbito nacional, envolve a Organização de Cooperativas Brasileira (OCB) e terá a presença de membros da comunidade científica, pesquisadores e advogados de diversos países da América Latina e Europa que discutirão sobre o marco legal das cooperativas, Direito cooperativo na América Latina e a experiência europeia. "É um momento importante para trocar experiências e refletir sobre a legislação da sociedade cooperativa no Brasil e no Direito estrangeiro, aprofundando a pesquisa que já desenvolvemos em cooperativa na USP, com fomento da FAPESP", destaca a advogada que também é professora da USP.

Esta não é a primeira vez que Emanuelle Urbano Maffioletti participa de congressos internacionais. No ano passado, a advogada esteve na XIV Jornadas de Investigadores en Economía Social y Cooperativa - El Año Internacional de las Cooperativas: Desafíos y Propuestas de la Economía Social en un Mundo en Transformación, el San Sebastián, na Espanha, onde apresentou a pesquisa "El régimen jurídico brasileño de las sociedades cooperativas - una análisis de la adecuación de las normas societarias, la integración de mercados y el desarrollo de las cooperativas". Ainda em setembro de 2012, Emanuelle participou do Encontro Latinoamericano de Investigación Jurídica y Sociojuridica, na Colômbia, em Bogotá, com a exposição do tema "Las sociedades cooperativas en Brasil: Análisis de la adecuación del régimen jurídico para el desarrollo de las cooperativas". Participou também do Promoting The Understanding of Cooperatives For a Better World, em Veneza, na Itália.

O Congresso Continental de Direito Cooperativo é realizado pela Aliança Cooperativa Internacional das Américas com o apoio da Associação Ibero-americana de Direito Cooperativo, Mutual e Economia Social e Solidária. Tem como principal objetivo contribuir para o progresso do Direito Cooperativo, através de estudos e discussões sobre os documentos apresentados.

Informações para a Imprensa:

Verbo Nostro Comunicação Planejada - (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, , Valter Jossi Wagner

Estagiário: Julio Fontes