Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Advanced School on Glasses and Glass Ceramics é sucesso em São Carlos

Publicado em 28 agosto 2015

Após nove dias de atividades, chegou ao fim a Advanced School on Glasses and Glass Ceramics 2015 (G&GC 2015), no dia 9 de agosto, no Hotel Anacã (São Carlos). O evento foi idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e organizado pelo CeRTEV - Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp).O encontro reuniu estudantes do Brasil e do exterior, dedicados ao desenvolvimento de pesquisas na área de materiais vítreos e vitrocerâmicos.

Ao longo da última semana, os participantes - 65 estrangeiros e 30 brasileiros - foram apresentados aos principais avanços científicos e tecnológicos na área em questão, através de apresentações dos próprios alunos, atividades práticas e visitas aos laboratórios de pesquisa dos campi de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Escola Avançada também ofereceu palestras ministradas por renomados cientistas, brasileiros e estrangeiros, que abordaram diversos tópicos da citada área - por exemplo, fundamentos de estrutura, processos de relaxação, cristalização e propriedades, estrutura molecular, nano e microestrutura, processos dinâmicos, as propriedades mecânicas, ópticas, elétricas e biológicas dessas classes de materiais vítreos, entre outros temas.

Durante o encerramento, os participantes, que foram divididos em 18 grupos, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, onde demonstraram notáveis qualidade e desempenho (confira as imagens das apresentações AQUI). Na ocasião, cinco participantes foram premiados com um exemplar do livro Writing Scientific Papers in English Successfully, escrito pelo Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC/USP), junto com os docentes Ethel Schuster e Haim Levkowitz (confira os vencedores do sorteio AQUI).

O Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto (UFSCar), membro titular da ABC e um dos organizadores do evento, reconheceu o sucesso dessa edição da Escola Avançada: "O feedback que recebemos, tanto dos professores convidados quanto dos estudantes, foi altamente positivo. Eles nos agradeceram muitas vezes pela organização da G&GC 2015 e foram embora contentíssimos", revelou ele, que enalteceu a qualidade das aulas ministradas durante o evento. "Alguns professores disseram que a G&GC 2015 foi a melhor escola do gênero", completou, ressaltando o empenho dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades.

Assim como o Prof. Zanotto, o Prof. Dr. José Fábian Schneider, docente do Grupo de Ressonância Magnética do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e outro organizador da Escola, também destacou o êxito do evento. "O nível das palestras foi excelente. Os participantes realmente se envolveram no desenvolvimento de seus trabalhos. Alguns dos projetos apresentados aqui realmente poderão ser implementados pelos alunos", disse ele.

O pós-doutorando Shiv Prakash Singh (Índia), que participou da Escola, destacou a oportunidade que teve de conhecer estudantes de outros países que desenvolvem estudos na citada área de pesquisa. "Foi uma oportunidade muito legal. O evento só teve pontos positivos, porque pude conviver com essas pessoas e participar intensamente da Escola. Os participantes que estiveram presentes trabalham com diferentes propriedades de materiais vítreos e vitrocerâmicos, o que facultou os diálogos e as trocas de opiniões, então o evento não teve nenhum ponto negativo", enalteceu.

Devido ao sucesso do evento, o Prof. Schneider adiantou que, no futuro, uma nova edição da Advanced School on Glasses and Glass Ceramics deverá ser realizada.

(Adaptado de CeRTEV)