Notícia

Sul 21

ADUFRGS debate situação da educação pública em tempos de pandemia

Publicado em 22 setembro 2020

A ADUFRGS Sindical promove nesta quarta-feira (23), às 10 horas, o debate “Educação Pública em tempos de pandemia: carreiras, salários, condições de trabalho e a retomada das atividades de ensino”. O tema será um dos eixos centrais de debate do 16º Encontro Nacional do PROIFES-Federação, marcado para novembro. A live será transmitida pelo canal da ADUFRGS no YouTube, a partir das 10h.

Participam do debate, o diretor do PROIFES-Federação Gil Vicente e a professora da Faculdade de Educação da UFRGS Simone Valdete dos Santos. A mediação será da diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba.

Para Sônia Ogiba, as universidades públicas e a Educação estão atravessando talvez um dos piores momentos de sua história no Brasil. “O desmonte pelo qual passam as instituições de ensino superior públicas vem de longo prazo. O colapso das políticas públicas na educação afeta a carreira e as condições de trabalho dos docentes, desde o magistério público às da Universidade e dos Institutos Federais.”, afirma.

Para a diretora de Comunicação da ADUFRGS destaca que a crise se agrava, sobremaneira, pela pandemia do coronavírus, mas não começou aí. “São políticas que vêm deixando de ser políticas de Estado pela evidente intervenção de governos desde 2016. O Estado Brasileiro sob forte domínio de políticas neoliberais tem contribuído para esse colapso”, aponta.

Os debatedores

Gil Vicente Reis de Figueiredo é diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e coordenador do GT-Educação da mesma entidade. Graduado em Engenharia de Telecomunicações IME, Mestre em Matemática pela UFRJ. PhD em Matemática pela University of Warwick, Inglaterra. Foi também pesquisador da University of Sussex, Inglaterra, professor (graduação e pós-graduação) da USP/São Paulo, da UnB, assessor da FAPESP e do CNPq, Pró-Reitor de Administração e Planejamento da UFSCar e presidente do FORPLAD, Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior/ANDIFES. É dirigente da ADUFSCar-Sindicato e membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Simone Valdete dos Santos é professora titular da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Possui Licenciatura em História pela Unisinos, mestrado em Educação pela UFRGS, Doutorado em Educação pela UFRGS e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela UFF (2000). Foi diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012 e diretora da FACED, no período 2012-2016. Desenvolveu estágio de pesquisa em nível de estudos de pós doutorado junto ao Centre Interdisciplinaire de recherche normand en éducation et en formation (CINERF) da Université de Rouen/França.

(*) Com informações do Portal Adverso.