Em um trabalho feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostra que o hábito de muitos adolescentes de pular o café da manhã em suas casas antes de seguir para as escolas tem relação direta com o aumento da circunferência abdominal e pode tornar os adolescentes vulneráveis ao ganho de peso.
A partir dos dados de dois grandes estudos, um europeu e outro brasileiro, os cientistas avaliaram se os comportamentos relacionados ao equilíbrio energético adotados por esses adolescentes estariam associados a marcadores de adiposidade total e abdominal.
Veja reportagem completa clicando AQUI.
O estudo avaliou 3.528 adolescentes de 10 grandes cidades europeias. Já o estudo brasileiro avaliou 991 adolescentes e foi conduzido em 2007 na cidade de Maringá (PR).
Os cientistas analisaram se os adolescentes que dispensavem o café da manhã apresentavam, em média, valores maiores nos marcadores de adiposidade em relação aos adolescentes que tomavam o café da manhã.
Tanto no estudo europeu como no brasileiro, os meninos se mostraram em média mais pesados e mais altos do que as meninas e apresentaram circunferência abdominal igualmente maior. Fonte: FAPESP