Notícia

Plástico Industrial

Aditivo propicia a formulação de plásticos com ação antimicrobiana

Publicado em 01 novembro 2009

A Nanox, empresa de nanotecnologia, em parceria com a Resimax, fabricante de masterbaches, aditivos e compostos, desenvolveu o ANR, um concentrado contendo resina e o aditivo anti-microbiano NanoxClean, que evita a proliferação de fungos e bactérias nos artefatos plásticos, tornando-os mais higiênicos, duráveis e de fácil manutenção. O NanoxClean foi criado pela Nanox com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto de Nanotecnologia e Nano-ciências, UFSCar e Unesp.

O aditivo, que já foi certificado pelo Ministério da Saúde, possui nanopartículas de dióxido de titânio, que são processadas com a resina e depositadas nos materiais com uma camada fina e transparente. Esses microcomponentes agem de forma a romper as membranas das bactérias e liberar uma carga de energia.

"Os componentes nanotecnológicos presentes no NanoxClean promovem uma espécie de choque elétrico nas bactérias, matando-as eletrocutadas. Todas essas características do produto podem ser obtidas sem agredir o meio ambiente, pois ele se baseia em um princípio ativo natural e pode ser usado em contato com alimentos ou com a pele humana", explica Gustavo Simões, presidente da Nanox

Segundo Simões, com a eliminação das bactérias o produto promove um aumento do tempo de prateleira dos produtos, além de reduzir o uso de aditivos conservantes. "Os plásticos, por apresentarem uma porosidade intrínseca, são materiais propícios para a proliferação de micróbios que deterioram o produto a ser acondicionado pela embalagem", completou Simões.

O ANR possui certificação dos órgãos credenciados no País e aprovações em nível internacional para diversas aplicações em plásticos e tintas, tais como embalagens, tecidos, não tecidos, fibras, calçados, escovas, peças de veículos, instrumentos hospitalares, aparelhos e utensílios domésticos, linha branca etc.

A Nanox ficará responsável pela fabricação e fornecimento do aditivo Nanoxclean por meio da unidade de São Carlos (SP). Já a Resimax cuidará da formulação do aditivo com a resina de preferência do transformador, assim como do desenvolvimento do mercado de plásticos para o produto. "A parceria com a Nanox nos permitirá consolidar a nossa presença fora do Sudeste, como na região Sul, um mercado em que estamos cada vez mais presentes", comentou Cyro Galaso, diretor comercial da Resimax Plásticos.

 

Nanox - tel. (16) 3412-9980; www.nanox.com.br

Resimax - tel. (11) 4158-8120; www.resimaxplasticos.com.br