Notícia

Meio Filtrante online

Aditivo antimicrobiano ANR apresenta inovação, nanotecnologia e sustentabilidade

Publicado em 27 julho 2009

Tecnologia que suporta o produto foi desenvolvida pela NANOX e possui as mais diversas aplicações no mercado de plásticos 

 

O aditivo antimicrobiano Resimax (ANR), que será apresentado pela empresa de nanotecnologia multimercados NANOX em parceria com a Resimax Plásticos na Plastech Brasil, de 28 a 31 de julho, em Caxias do Sul (RS), foi desenvolvido pelas duas empresas com base na tecnologia NANOXClean, da NANOX, para o mercado de plásticos. A Plastech Brasil – Feira de Tecnologias para Termoplásticos e Termofixos, Moldes e Equipamentos será realizada no Centro de Eventos Festa da Uva e reunirá expressivo número de expositores e visitantes do setor.

O ANR tem ação antimicrobiana que livra os produtos da ação indesejada de bactérias, fungos e microorganismos em geral durante toda a sua vida útil. Dessa forma, o aditivo torna os produtos mais higiênicos, duráveis e de fácil manutenção. O aumento do shelf-life (tempo de prateleira) e a redução do uso de aditivos conservantes são alguns dos benefícios diretos que a tecnologia NANOXClean proporciona ao plástico. “Todas essas características podem ser obtidas sem agredir o meio ambiente, pois o NANOXClean usa um princípio ativo natural e pode ser usado em contato com alimentos ou com a pele humana”, ressalta André Araújo, vice-presidente de Marketing da NANOX. “É uma inovação que está dentro dos padrões internacionais de segurança”, destaca o executivo.

Aplicações diversas

As aplicações do ANR são as mais diversas no setor de plásticos. O aditivo pode ser usado de diversas formas pela indústria alimentícia, farmacêutica, moveleira, calçadista, de chapas, fios, fibras, multifilamentos, filmes e bobinas. 

Uma das principais aplicações do ANR e da linha de aditivos antimicrobianos da NANOX destina-se ao setor de embalagens plásticas. Os plásticos por apresentarem uma porosidade intrínseca são materiais propícios para a proliferação de micróbios que deterioram o produto a ser acondicionado pela embalagem, proporcionando muitos prejuízos e falhas logísticas, particularmente, em indústrias como as de laticínio.

“A parceria com a NANOX nos permitirá consolidar a nossa presença no Sul, um mercado em que estamos cada vez mais atuando com sucesso”, observa Cyro Galaso, diretor comercial da Resimax Plásticos. Ele acredita que a apresentação do ANR na feira poderá proporcionar excelentes oportunidades para levar à prática essa estratégia da Resimax.

A Resimax Plásticos pode trabalhar com o ANR e outros produtos que também estará demonstrando na feira sob demanda. “Temos condições de fazer entregas na quantidade que os clientes precisam, garantindo preparações de concentrados de cor, aditivos e compostos termoplásticos em geral com rapidez, eficiência e segurança desde a sua produção até a entrega na empresa”, anuncia Galaso.

Sobre a tecnologia NANOXClean

A tecnologia NanoxClean foi desenvolvida pela NANOX em parceria com a FINEP, FAPESP, o Instituto de Nanotecnologia e Nanociências, o CMDMC/UFSCar e UNESP. Seu desenvolvimento proporcionou uma grande quantidade de aplicações da tecnologia antimicrobiana. O produto conta com a certificação dos órgãos credenciados no Brasil e aprovações em nível internacional para diversas aplicações em plásticos e tintas, tais como embalagens, tecidos, não-tecidos, fibras, calçados, escovas, peças de veículos, móveis, instrumentos hospitalares, metais sanitários, eletrônicos, geladeiras, aparelhos domésticos, bebedouros e toda linha de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, linha branca, utensílios e outros.

Sobre a Resimax Plásticos

A Resimax Plásticos é uma empresa que produz masterbatch, compostos, aditivos, beneficiamento e resinas tingidas, Com equipamentos de última geração e tecnologia avançada, oferece produtos e serviços de qualidade, com foco nas necessidades de seus clientes e na busca constante de novos desenvolvimentos e soluções inovadoras para o mercado.

A empresa utiliza matéria-prima nacional e importada de qualidade, fornecida por empresas certificadas, a fim de assegurar qualidade em todo o processo de transformação. É certificada pela Det Norske Veritas e sua qualidade cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001:2000.

Website: www.resimaxplasticos.com.br

Sobre a NANOX Tecnologia S. A.

Criada em janeiro de 2005 e com sede em São Carlos (SP), a NANOX Tecnologia S. A. é uma empresa de nanotecnologia multimercados que produz e desenvolve soluções com materiais inteligentes para organizações inovadoras.

A NANOX recebeu o prêmio Inovação Tecnológica da Finep em 2007.

Websites: www.nanox.com.br e www.nanoxclean.com

Evento: Plastech Brasil 2009

Internet: http://www.plastechbrasil.com.br/

Data e horário: 28 a 31 de julho de 2009, das 14h às 21h

Local: Centro de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS)

Fonte: Assessoria de imprensa