Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Acordo internacional fortalece intercâmbio de pesquisas entre Brasil e Jordânia

Publicado em 28 outubro 2008

As pesquisas realizadas no Brasil e na Jordânia, um pequeno país do Oriente Médio, agora estão mais próximas: um acordo de cooperação científica e tecnológica, assinado recentemente no Brasil, prevê cooperação em áreas de ciência e tecnologia de interesse mútuo. O acordo inclui o intercâmbio de estudantes, peritos e cientistas, a realização de seminários, conferências e encontros científicos, o treinamento, a atualização e a implementação conjunta de programas e projetos.

De acordo com o documento, assinado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo rei Abdullah II Bin Al Hussein, da Jordânia, será dada prioridade a colaborações em áreas estratégicas como proteção ao meio ambiente e à biodiversidade, pesquisa sobre o semi-árido, na área química, manejo de bacias hidrográficas, pesquisas marinhas, meteorologia, sismologia, agricultura, energia, materiais avançados e nanotecnologia.

Também deverão ser incentivadas ações conjuntas nas áreas de educação científica e tecnológica, tecnologia da comunicação e informação, saúde, biotecnologia e ciência, tecnologia e engenharia para desenvolvimento sustentado. Para mais informações sobre o acordo clique aqui.

Com informações da Agência FAPESP.