Acordo assinado na quarta-feira pretende digitalizar acervo do memorial e estabelecer um banco de informações sobre o continente.
Assinado na quarta-feira (27/06), um acordo entre a FAPESP e a fundação Memorial da América Latina estabelece uma cooperação entre as instituições para a criação da Biblioteca Virtual da América Latina (BV@L).
"O protocolo de intenções nos dá o direito de utilizar toda a experiência técnica acumulada pela FAPESP na formação de sua Biblioteca Virtual. Tão importante quanto essa transferência de conhecimentos será a utilização da biblioteca do Memorial para a integração dos países latino-americanos" afirma Fernando Leça, diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina.
Serão disponibilizadas informações sobre o acervo da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, instalada no Memorial e com cerca de 30 mil títulos.
A etapa inicial do projeto constitui na criação de um diretório sobre a América Latina, aprimorando o diálogo com instituições do continente, afirma a coordenadora técnica do projeto, Marcia Rosetto.
Para outras etapas do projeto pretende-se, por exemplo, digitalizar publicações que o memorial seja detentor de direitos, como a revista Nossa América.
*Com informações da Agência FAPESP