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Ações educativas unem arte e ciência para apresentar a microbiologia a estudantes do ensino básico (1 notícias)

Publicado em 15 de abril de 2025

Projeto de extensão universitária do Instituto de Ciências Biomédicas da USP realiza eventos voltados à educação e à divulgação científica, incluindo dinâmicas, debates e apresentações sobre temas da atualidade

Dinâmicas, debates e apresentações sobre temas de interesse público, como sustentabilidade, prevenção da dengue e vacinação são algumas das ações realizadas pela equipe do Projeto , vinculado ao Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (Cepid B3) e coordenado pela professora Rita de Cássia Café Ferreira, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A iniciativa promoveu vários eventos voltados à educação e à divulgação científica, reunindo estudantes e professores da educação básica, além de universitários, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, facilitar o aprendizado de forma acessível e interativa e conectar a ciência aos desafios atuais da sociedade.

O primeiro evento da série, realizado no mês de março e dedicado ao tema Sustentabilidade, contou com a participação de dez mediadores – dois professores, seis alunos de graduação e três de pós-graduação – todos vinculados aos institutos de pesquisa da USP . A atividade, intitulada Diálogo Sustentável: USP e Professores de Educação Básica Juntos pelo Meio Ambiente , reuniu 20 professores de educação básica da Escola Estadual Clorinda Danti e teve o objetivo de refletir sobre o ensino da sustentabilidade para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. A ação foi coordenada pelos professores José Gregório Gomes e Rita C. Café Ferreira, ambos do ICB.

Em seguida, a equipe recebeu 50 estagiários do Museu de Ciências Catavento nas dependências do ICB para atividades sobre a importância da vacinação e o processo de desenvolvimento dos imunizantes. O professor Jansen de Araujo, do Departamento de Microbiologia do ICB, fez a abertura do evento, apresentando conceitos importantes sobre os vírus. Em seguida, Ana Carolina Ramos Moreno, pesquisadora do Instituto Butantan , e Gabriel Davi Marena, pós-doutorando do ICB, falaram sobre as vacinas e seus diferentes tipos e destacaram o papel essencial da vacinação na promoção da saúde pública. Os participantes também fizeram um tour pelo Departamento de Microbiologia e conheceram parte da infraestrutura laboratorial utilizada nas pesquisas desenvolvidas no local.

O encontro Todos Contra a Dengue ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Esperidião Rosas, no distrito de Jaguaré, em São Paulo. O evento começou com uma apresentação teórica sobre virologia para 70 alunos do 5º ano do ensino fundamental I, seguida por uma encenação teatral sobre a dengue e sua prevenção. A peça interativa foi escrita e encenada pelos alunos de graduação do ICB que fazem parte da equipe do Projeto #Adote, e antecedeu uma dinâmica prática que abordou a importância da vacinação e da prevenção no combate à dengue, além de introduzir conceitos como “imunização de rebanho” de maneira lúdica. A iniciativa contou com a participação especial de Jansen de Araújo, pesquisador em virologia no ICB.

Na mesma escola, os universitários também participaram de uma atividade educativa com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental I. A programação começou com uma peça de teatro que abordou de forma lúdica como os fungos estão presentes em nosso dia a dia, destacando o papel dos fungos como agentes de deterioração e causadores de doenças, mas também como aliados da ciência e da saúde – como é o caso da penicilina. Em seguida, foi ministrada uma aula teórica, e a terceira etapa contou com o apoio de professores de artes e biologia da escola e consistiu em uma oficina prática, na qual os estudantes puderam explorar o mundo dos fungos de maneira científica e divertida.

Durante a oficina, os estudantes observaram placas de Petri contendo fungos ambientais de diversas fontes, realizaram experimentos de fermentação com leveduras e acompanharam técnicas de isolamento de fungos a partir de diferentes materiais. Outra prática realizada foi a cultura das mãos antes e depois da lavagem ou da desinfecção com etanol 70%. Após a ação, os estudantes deram continuidade à atividade observando o crescimento dos microrganismos junto do professor de Ciências, João Vieira, assim promovendo o aprendizado contínuo.

O projeto também esteve no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para uma apresentação sobre o fascinante mundo dos microrganismos, abordando vírus e bactérias de forma didática e interativa. A programação contou com uma introdução teórica sobre a importância do vírus na saúde e no meio ambiente. Na sequência, uma experimentação prática, Sob as Lentes das Bactérias, permitiu que os estudantes observassem bactérias no microscópio e explorassem suas características. Por fim, foi apresentada a cartilha educativa O Rato Wellington: Uma Aventura pelo Mundo das Bactérias, desenvolvida como parte do Projeto #Adote

O Projeto #Adote

O Projeto #Adote é uma iniciativa de difusão e educação científica que utiliza diferentes abordagens de ensino em Microbiologia para facilitar o aprendizado de alunos do ensino básico e da graduação. As atividades abrangem desde apresentações teóricas até ações lúdicas e práticas, como jogos, peças teatrais e visitas aos laboratórios. A iniciativa também utiliza as mídias digitais como estratégia de produção e compartilhamento de conhecimento.

Vinculado ao Cepid B3 – um centro de excelência financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) -, o projeto funciona como uma ponte entre esse conhecimento científico de ponta e a sociedade, especialmente por meio de ações educativas. O Cepid B3 realiza pesquisas básicas na área de Microbiologia, com foco em bactérias e vírus que infectam bactérias (bacteriófagos).

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICB