Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Aciesp presta homenagem ao Acadêmico Brito Cruz

Publicado em 02 maio 2020

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) realizou o webinário Ciência e Sociedade, no dia 29/04, com o intuito de marcar a posse de novos membros titulares e afiliados da instituição e prestar uma homenagem ao Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz , ex-diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Ele foi um dos palestrantes, junto com o Acadêmico Luiz Eugênio Mello, que o substituiu na Diretoria Científica da Fapesp. Ambos são membros titulares da ABC.

Brito Cruz avaliou sua atuação como diretor científico da Fapesp ao longo de 15 anos e mostrou como algumas pesquisas fomentadas pela Fundação contribuíram para o Brasil. “Nós buscamos impacto social, para aumentar o bem-estar da sociedade; impacto econômico, para aumentar a competitividade; e o impacto intelectual, ideias para a humanidade ficar mais sábia”, disse Brito.

A Acadêmica Vanderlan Bolzani , presidente da Aciesp e membro titular da ABC, prestou uma homenagem e destacou o otimismo de Brito Cruz ao assumir a Diretoria Científica da Fapesp há 15 anos. Para ela, ao deixar a gestão da Fapesp, o Acadêmico permanece com uma visão otimista para o desenvolvimento científico no país. “Brito se dedicou de maneira extraordinária e ousada à ciência paulista e brasileira, deixando um legado precioso: o modelo de gestão visionária que implantou. Ele realizou mudanças marcantes na forma de apoio à pesquisa”, afirmou Bolzani.

Luiz Eugênio Mello declarou que aquele era um momento de muita honra e muito orgulho para ele. “Espero estar à altura e conseguir apresentar bons resultados após os três anos de mandato. Agradeço a Brito pelo trabalho que ele promoveu, por todos nós cientistas”.

Também participaram do webinário o Acadêmico Paulo Artaxo , vice-presidente da Aciesp e membro titular da ABC, e Adriano Andricopulo, que é diretor executivo da Aciesp, foi membro afiliado da ABC entre os anos de 2008 e 2013 e mediou o encontro entre os Acadêmicos.

(Arthur Bomfim para NABC, 30/04)

NOTÍCIAS RELACIONADAS