Jornal do Brasil

Achado planeta 'irmão' da Terra

Publicado em 20 janeiro 1996

Os astrônomos estão empolgados com a descoberta de dois novos planetas fora do sistema solar. Um deles, aparentemente, tem uma temperatura média capaz de reter a água em sua superfície. A novidade alimenta as esperanças dos que apostam na existência de alguma forma de vida fora da Terra. Água em estado líquido e moléculas orgânicas são os ingredientes necessários para o surgimento da vida. Os dois novos planetas orbitam estrelas diferentes a cerca de 35 anos-luz da Terra. São o segundo e o terceiro planetas descobertos em sistemas orbitais de estrelas semelhantes ao Sol. Um dos planetas orbita a estrela 70 Virginis, na constelação de Virgem. O outro pertence ao sistema da 47 Ursae Majoris, da Ursa Maior. Segundo as observações, o planeta de 70 Virginis tem temperatura média de 85 graus centígrados. "Com isto, é possível haver chuvas e oceanos", supõe o astrônomo Geoffrey Marcy, um dos descobridores do planeta. Marcy e Paul Butler — ambos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e da Universidade Estadual de São Francisco — anunciaram a descoberta esta semana no encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Santo Antônio. O primeiro planeta em sistema semelhante ao solar foi descoberto por astrônomos suíços há apenas três meses. MORFINA ORAL DÁ ALÍVIO E NÃO VICIA A administração de morfina por via oral alivia o sofrimento de pacientes com dores crônicas intensas, com risco mínimo de ficarem viciados. Esta é a conclusão de uma pesquisa canadense publicada no último número da revista científica The Lancet. A pesquisa verificou, por nove meses, os efeitos da 120 miligramas orais diários da droga sobre 46 pacientes com artrites ou lesões nervosas.