Notícia

Lumière

Acesso livre à pesquisa

Publicado em 02 fevereiro 2006

O Ministério da Educação (MEC) decidiu liberar parte do conteúdo disponível no Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a qualquer usuário de internet. A medida já está em vigor.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Fernando Haddad, na segunda-feira, dia 23 de janeiro. O conteúdo liberado para consulta está reunido agora em um outro serviço, o Acesso Livre Capes.
Até então, a consulta estava restrita aos estudantes, professores e funcionários de 163 instituições de ensino superior no País. No Portal Acesso Livre, o visitante encontra resumos ou textos na íntegra (apenas na área de história) de dissertações e teses, informações sobre patentes e artigos completos de boa parte das publicações científicas, inclusive todas as disponíveis na biblioteca eletrônica SciELO (Bireme/FAPESP). Alguns periódicos permanecem apenas com os resumos disponíveis.
O Portal de Periódicos, que continua no ar, registrou um grande salto no número de acessos nos últimos cinco anos. Em 2000, eram 9 mil acessos diários para 1,8 mil publicações disponíveis. No ano passado, foi registrada a média de 80 mil visitas por dia. O número de documentos catalogados subiu para 9,5 mil.
Segundo Haddad, a comunidade científica respeita o Portal de Periódicos, que entende ser um instrumento importante para a produção científica. O ministro lembrou que uma das áreas que mais cresceram em termos de informação é a das engenharias, na qual o número de periódicos disponíveis aumentou 232%.
Para conferir o Portal de Periódicos, acesse http://acessolivre.capes.gov.br.
Agência FAPESP