Notícia

NEV USP - Núcleo de Estudos da Violência da USP

Acesse o monitoramento das eleições paulistanas feito pelo NEV com equipe de matemática da USP (4 notícias)

Publicado em 11 de setembro de 2024

Os dados apresentados são resultantes de uma análise quantitativa e qualitativa da atuação nas redes dos seguintes perfis:

* Candidatos/as à prefeitura de São Paulo;

* Candidatos/as à vereança da cidade oriundos/as das forças de segurança pública;

* Candidatos/as à vereança autodeclarados/as negros/as e pardos/as;

* Candidatos/as à vereança jovens, com idades entre 18 e 29 anos;

* Influenciadores/as digitais com relevância no debate político.

Com relação ao cargo de prefeito, foram selecionados os seis candidatos com maior atividade em suas mídias sociais (exceto no YouTube): Pablo Marçal, Guilherme Boulos, Tábata Amaral, Ricardo Nunes, José Luiz Datena e Marina Helena.

Embora as pesquisas de opinião revelem um cenário de indefinição e empate técnico, o desempenho de Pablo Marçal nas redes sociais tem se destacado, com sua influente base de seguidores catalisando um apoio significativo à sua candidatura à Prefeitura.

Marçal é, disparadamente, o candidato com a maior quantidade de seguidores no Instagram (13,2 milhões) e no TikTok (3,7 milhões), sendo que, no Instagram, ele possui ao menos 112% mais seguidores do que a soma de seus adversários (6,2 milhões).

De acordo com o TSE, a cidade de São Paulo conta com 43 candidatos(as) com profissões relacionadas à segurança pública (policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas), o que corresponde a cerca de 4,1% do total de candidaturas na capital paulista.

Desses, 40 concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores, enquanto três integram chapas como candidatos(as) a vice-prefeito(a). Foram identificados e analisados perfis no Instagram (31), TikTok (22), Facebook (14) e YouTube (13) desses candidatos(as). A plataforma com o maior patamar de seguidores a esses candidatos é o Youtube, em que dois candidatos (Sargento Nantes e Tenente Bahia) contam com mais de meio milhão de seguidores cada. O nome com o maior número de seguidores é Sargento Nantes, que conta mais algumas centenas de milhares de seguidores no Tik Tok e no Facebook.

O relatório lançado em 10 de setembro de 2024 é resultante do monitoramento desenhado pela equipe de pesquisa utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco plataformas distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X).

Outras informações

Na seção dedicada aos influenciadores, os critérios de seleção foram baseados na escolha de perfis com mais de 200 mil seguidores e que apresentaram alguma expressão política significativa nos últimos anos. Para determinar essa expressão política, foram considerados fatores como o uso de termos específicos, menções ou vínculos com partidos/atores políticos e rankings online.

No que diz respeito à quantidade de seguidores, observa-se que influenciadores digitais com conteúdo político de direita (ou extrema-direita) predominam no ranking, embora haja algumas nuances. Os perfis que lideram esse ranking são os únicos fora do espectro da direita, pertencendo ao youtuber de centro-esquerda Felipe Neto, consagrado nas plataformas e como personalidade pública desde 2010.

O olhar para os candidatos a cadeiras da Câmara Municipal mostra que, entre as 1.012 candidaturas ao cargo de vereador(a) na cidade de São Paulo, 41 (4,05%) que se enquadram na faixa etária de 18 a 29 anos, o que, de acordo com o IBGE, o que os coloca no grupo de jovens. Assim, foram selecionados seus perfis públicos identificados no Instagram (31), Facebook (7), TikTok (26), Twitter (14) e YouTube (10). Na primeira quinzena de campanha, os perfis de Zoe Martinez (PL) e Lucas Pavanato (PL), ambos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, destacaram-se em engajamento. Antes do período eleitoral, ambos já contavam com mais de um milhão de seguidores no Instagram e, atualmente, concentram os 10 posts de maior repercussão. O aumento mais significativo de seguidores foi o de Pavanato no TikTok, com um crescimento de 8,3%.

Próximos relatórios

O relatório lançado nesta quarta-feira, 11 de setembro, é resultante do monitoramento desenhado pela equipe de pesquisa utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco plataformas distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X).

A equipe pretende lançar novos números, com destaques sobre os números mais chamativos dentro do perfil dos candidatos observados, até o final do ciclo eleitoral.

Sobre o projeto

O CIL é um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o objetivo desenvolver metodologias analíticas inovadoras para investigar fenômenos complexos relacionados à criminalidade e à persistência do sentimento de insegurança na população, reverberado e amplificado pelas mídias sociais.

Uma de suas frentes é o Observatório da Legitimidade Democrática (OBLED), que visa analisar as relações entre a legitimidade democrática e a opinião pública, monitorando as representações e discursos sobre instituições, segurança pública e direitos humanos nas mídias sociais.

Considerando que as eleições são um mecanismo central para as democracias representativas, responsáveis por aferir e renovar a legitimidade institucional, e configuram um momento de ampliação e intensificação do debate político, propomos o acompanhamento do processo eleitoral municipal de 2024 através das mídias sociais. Com esse esforço, buscamos observar se, e de que forma, os temas mencionados se relacionam nos discursos políticos e como repercutem entre o eleitorado conectado.