Notícia

Agência Grande ABC

Acessa SP em 86% do Estado

Publicado em 18 maio 2010

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo, cobrirá 86% território paulista até o fim de 2010. O plano de expansão, iniciado em 2007 com o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter uma sala, terá 633 postos distribuídos em 557 municípios.

O anúncio foi feito na segunda-feira 17/5 , data definida pela Organização das Nações Unidas ONU como Dia Mundial da Internet.

Atualmente, o programa dispõe de 596 postos em 525 municípios. O Acessa SP oferece ao cidadão o acesso à internet em mais de 4,7 mil computadores e dispõe de uma rede de 1,1 mil monitores capacitados para esclarecer dúvidas dos usuários.

O programa tem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Nas unidades, o usuário tem o acesso gratuito à internet com banda larga por período de 30 minutos por vez. O Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo Prodesp .

O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. No portal, há centenas de projetos dos mais variados temas relacionados à iniciação à informática, cultura, educação, emprego e trabalho, saúde, entre outros.

A Rede de Projetos do Acessa SP http://rede.acessasp.sp.gov.br é um ambiente virtual no qual são inseridos projetos capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre as unidades do programa de modo a compartilhar experiências.

Ampliar as iniciativas de inclusão digital desenvolvidas pelos monitores é outra meta do Acessa SP em 2010. Para alcançá-la, o programa promove até julho encontros regionais, que reunirão monitores de cinco regiões administrativas com a proposta de fortalecer a Rede de Projetos.

Mais informações: www.acessasaopaulo.sp.gov.br

Fonte: Agência FAPESP