Notícia

JorNow

Acelerada pelo BiotechTown, startup Celluris recebe recurso da Fapesp para combater o câncer

Publicado em 03 novembro 2021

Empresa é a primeira da América Latina a desenvolver tratamento oncológico personalizado de imunoterapia CAR-T.

A Celluris, primeira empresa da América Latina a desenvolver tratamento personalizado para pacientes oncológicos por meio de uma imunoterapia baseada na terapia CAR-T, acaba de receber um subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além disso, com o auxílio da MaxGrow, empresa especialista em busca de investimentos em Hard Science, conseguiu investimento anjo e assinou também um termsheet com um fundo de investimento focado em biotechs.

A empresa passou pelo Programa de Desenvolvimento de Negócios (PDN) do BiotechTown, hub de inovação que fica em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com o fim de 12 meses de aceleração, a startup é uma das 12 selecionadas para participar do Demo Day 2021, evento que ocorrerá no dia 11 de novembro, que irá apresentar as empresas a investidores. A startup está incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Reprogramação

Fundada em 2016, a Celluris tem pesquisado, desde então, a imunoterapia CAR-T, que consiste no uso da plataforma RfuCAR em reprogramar células do sistema imunológico do próprio paciente para que elas sejam usadas no combate ao câncer de forma precisa. Pela técnica, o sangue do paciente é retirado e células de defesa conhecidas como linfócito T são isoladas. Depois, essas células são reprogramadas e passam a apresentar, em sua superfície, uma proteína que funciona como um receptor e consegue reconhecer o antígeno específico do câncer que deve ser combatido.

A diretora-executiva da Celluris, Patricia Rozenchan, fala sobre a importância do subsídio da Fapesp: “Foi uma notícia muito bem-vinda, porque estamos com o radar de investimentos em aberto. E investimentos de instituições desse porte são mais difíceis. O valor vai nos permitir evoluir a tecnologia, o que a deixará ainda mais atraente para outros investidores”, diz.

Parceria com um dos 10 melhores hospitais do mundo

A Celluris tem parceria firmada com o Sheba Medical Center, de Israel, eleito o melhor hospital do Oriente Médio e um dos 10 melhores do mundo pela revista norte-americana Newsweek. Ele é referência mundial em ciências médicas e inovação biotecnológica. O construto (conceito científico teórico que constrói um paralelo entre a idealização e a prática) proprietário da Celluris, chamou a atenção da equipe do Sheba, que também desenvolve um trabalho de imunoterapia por CAR-T.

Além de todo o know-how repassado entre as equipes, a parceria prevê que a Celluris possa replicar no Brasil a metodologia desenvolvida pelo Sheba e chegar mais rapidamente a um teste clínico. Enquanto o hospital israelense utilizará a tecnologia do construto da startup, que possibilita o tratamento para tumores sólidos e o controle de possíveis toxicidades.

Demo Day 2021

O evento é a próxima grande janela para investidores conhecerem o trabalho da Celluris. “A parceria e o subsídio da Fapesp mostram que estamos desenvolvendo uma tecnologia que faz sentido, na qual eles acreditam. Esse é o momento ideal para que investidores conheçam nosso trabalho”, analisa a diretora-executiva.

O Demo Day celebra a conclusão do ciclo de aceleração do PDN de 12 startups no BiotechTown. Após 12 meses de aceleração, os empreendedores das startups participantes, voltadas para biotecnologia e ciências da vida, irão apresentar ao mercado o road map de desenvolvimento de suas empresas, além das conquistas e da evolução proporcionadas pelo PDN.

Atualmente em processo de seleção para sua 4ª edição, o PDN já viabilizou aceleração e investimento em 23 startups, totalizando R$6.9 milhões aplicados no ecossistema, além de dezenas de eventos de conexão e milhares de horas de mentorias.

Com o apoio de Ashland, BR Angels, Datamed e Thermo Fisher Scientific para sua realização, o evento terá transmissão online. A inscrição deve ser feita pelo site bit.ly/demoday_2021.

Sobre o BiotechTown

Localizado em Nova Lima-MG, o BiotechTown é um hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o BiotechTown atende a bionegócios de todos os portes em suas diferentes fases, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado, incluindo a aceleração de startups através de seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. Além disso, oferece acesso desburocratizado a infraestruturas próprias de laboratório e planta de produção, bem como coworking e salas para empresas do segmento, em um ambiente que promove conexões e impulsiona o ecossistema. Estrutura criada para conectar empresas, pesquisadores e investidores, fornecendo todos os recursos para o desenvolvimento de bionegócios em todos os níveis.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Difundir