Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science - 19 a 24 de junho de 2011

Publicado em 28 março 2011

Por Moura Leite Netto

O 2.º A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science, que este ano discutirá os avanços em medicina molecular voltada para doenças como câncer e Alzheimer, recebe até o dia 8 de abril inscrições para cem bolsas integrais, metade delas para jovens cientistas do exterior, que poderão utilizar as 60 horas/aula como pontos oficiais em seus programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Esta plateia seleta terá contato com 33 dos principais pesquisadores do mundo na área

Voltado ao intercâmbio internacional em medicina molecular, o Hospital A.C.Camargo por meio de seu Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO) em parceria com o Instituto Nacional de Neurociência Translational promove de 19 a 24 de junho, em São Paulo, o 2.º A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science (perfis e programa em http://www.accamargo.org.br/schoolscience2011/)

O programa reunirá 33 cientistas de renomados Institutos como o Memorial Sloan-Kettering, Robarts, SicKids, Sanford-Burnham e Ludwig universidades dos Estados Unidos, Canadá, Escócia e Brasil como o Universidades de Nova Iorque, Washington, Duke, Toronto, Califórnia, Ontário, Dundee, Católica do Rio Grande do Sul Federais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dentre outras. Eles falarão sobre as linhas de pesquisa que estão na fronteira do conhecimento em medicina molecular voltadas principalmente para as alterações moleculares e celulares relacionadas ao câncer e as doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica e como estas alterações podem se tornar alvos terapêuticos.

As discussões serão compartilhadas por uma plateia seleta de cem jovens cientistas em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado que serão escolhidos por seus currículos e trabalhos inscritos até 8 de abril e receberão bolsas integrais para participação no curso. Ao todo serão distribuídas 50 bolsas para o Brasil (25 para São Paulo e 25 para outros Estados) e a outra metade para alunos do exterior.

De acordo com a bioquímica e coordenadora geral do evento, Vilma Regina Martins, o diferencial está em colocar os alunos em contato direto com cientistas renomados e extremamente produtivos nestas áreas, proporcionando a eles uma oportunidade única de conhecer e debater sobre a pesquisa translacional, que é a pesquisa básica que pode ser aplicada na pesquisa clínica. "É uma enorme oportunidade dos jovens cientistas, com grandes expectativas relacionadas ao início de suas carreiras, de conseguir engajamento em grupos de pesquisa altamente produtivos e compartilhar suas ideias com cientistas que são referências mundiais", ressalta.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO - Para candidatar-se à bolsa é necessário ser estudante de mestrado, doutorado ou pós-doutorado ou ser professor universitário ou pesquisador abaixo dos 40 anos. As inscrições, que estão abertas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário de inscrição publicado no site www.schoolscienceaccamargo.org.br até o dia 8 de abril. Os participantes selecionados serão notificados por e-mail no próximo dia 18. Pede-se que o candidato tenha fluência em inglês (leitura, fala e escrita - curso não terá tradução simultânea em português) e submeta currículo científico para avaliação do comitê organizador. Metade das vagas será distribuída para fora do país e todos receberão bolsas que incluem custeio integral de despesas com passagem, traslado, hospedagem e alimentação.

O Hospital A.C.Camargo é a única instituição do país com pós-graduação privada reconhecida pelo Ministério da Educação e promove este curso sob o reconhecimento acadêmico de instituições nacionais e internacionais conveniadas com a CAPES/MEC, sendo assim uma oportunidade única para que os cientistas utilizem as 60 horas-aula como créditos oficiais para os cursos de mestrado e doutorado das respectivas universidades, incluindo as internacionais.

Na edição inaugural, realizada em abril de 2010, o A.C.Camargo Global Meeting reuniu cientistas que abordaram as atualidades em Genômica, Oncologia, Imunologia e Neurociência a uma seleta plateia de 115 jovens cientistas selecionados entre mais de 400 inscritos de doze países (Estados Unidos, Portugal, Canadá, Finlândia, Itália, Japão, Inglaterra, Índia, Argentina, Holanda e Alemanha, além do Brasil).

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados em centros oncológicos da América do Norte e Europa.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e é responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br/schoolscience2011

No Twitter: http://twitter.com/haccamargo

No Facebook: http://migre.me/3V79Q