Notícia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Ação de extensão debateu as queimadas no Pantanal e na Amazônia

Publicado em 15 outubro 2020

Em 04 de outubro de 2020, domingo, a partir das 16h00, aconteceu, de modo virtual, uma atividade de extensão que debateu acerca das queimadas no Pantanal e na Amazônia e que foi organizada pela equipe de bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este é um projeto que ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) sob a coordenação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Essa ação foi escolhida para ser realizada neste domingo devido ao fato de que em 4 de outubro é comemorado o “dia da natureza”.

Esta atividade contou com a participação da professora Maria Helena da Silva Andrade, da professora Débora Fernandes Calheiros, do professor Kleber Lopes da Rocha Filho e da professora Janice Peixer. Estes 4 pesquisadores aceitaram gentilmente o convite para participar desta ação: a estes 4 professores, todos os estudantes que organizaram esta ação são muito gratos.

Para a organização desta ação, ocorreu a participação ativa de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, em especial dos bolsistas de extensão Vinicius Carvalho Rosa, Larissy Santos da Silva, Kaue Marques Barbosa, Danilo Henrique Oliveira Souza, Lais Rodrigues Ramos e Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus que colaboraram decisivamente tanto com o planejamento prévio deste evento, quanto para a sua execução no dia em que ele ocorreu.

A coordenação geral da realização deste evento coube ao bolsista Vinicius que foi quem planejou-a e entrou em contato com os convidados. Além dos seus bolsistas de extensão já citados, outros bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa de iniciação científica também colaboraram com a realização desta atividade.

A atividade teve início com a apresentação dos bolsistas e do coordenador do projeto de extensão responsável pela ação, bem como dos professores convidados para o debate. Na sequência foi apresentado o vídeo-ensaio intitulado “Pantanal: O que está acontecendo?” do canal “Meteoro Brasil” do YouTube, feito em 10/09/2020, com cerca de 15 minutos de duração e que está disponível para ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=q2e-yBGAYPM&t=449s>.

A primeira participação foi da professora Maria Helena da Silva Andrade que é doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ela realizou uma apresentação intitulada “Pantanal: Que Paraíso é esse” na qual procurou apresentar diversas características do ecossistema pantaneiro.

Na sequência o evento contou com a participação da professora Débora Fernandes Calheiros que é doutora em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é pesquisadora da EMBRAPA. Em sua apresentação, a professora Débora abordou de modo mais específico a questão das queimadas que vem acontecendo com grande intensidade na região do Pantanal.

Na sequência foi apresentado um vídeo intitulado “Como a Amazônia regula o clima do planeta” do canal “Pesquisa Fapesp” do Youtube, com 5 minutos de duração e que pode ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=n6lgUKycLso>.

Então ocorreu a intervenção do professor Kleber Lopes da Rocha Filho que tem o título de mestre em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP) e possui uma sólida experiência profissional e acadêmica na área do Monitoramento Remoto da Atmosfera. A apresentação do professor Kleber teve como temas os denominados “Rios Aéreos” e a circulação de massas de ar tanto em escala global, quanto na América do Sul, de maneira mais específica.

Finalmente, ocorreu a intervenção da professora Janice Peixer que é doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A professora Janice inter-relacionou as falas dos outros três convidados, enfatizando a importância de os cidadãos tomarem consciência acerca da gravidade que representa para todos os seres humanos a destruição e degradação de ecossistemas como o Pantanal e a Amazônia.

Os convidados procuraram então responder a algumas questões formuladas por pessoas que assistiam a transmissão simultânea do evento no chat do YouTube. O professor Ricardo Plaza em particular destacou o interesse dos inúmeros participantes desta ação, enfatizando a importância de aprofundar o debate acerca da preservação de ecossistemas importantíssimos, como o Pantanal e a Amazônia.

Para o fechamento da atividade, foi apresentado um segundo vídeo-ensaio produzido pelo canal “Meteoro Brasil” do YouTube e intitulado “Tutorial: Como incendiar um país”; este vídeo foi feito em 18/09/2020, tem 10 minutos de duração e pode ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=Ivu_X_SoiwY>.

Então os convidados fizeram as suas considerações finais e os membros da equipe do projeto de extensão encerraram o evento, agradecendo profundamente aos convidados e aos inúmeros participantes que assistiram a transmissão do evento pelo YouTube.

Esta ação foi realizada pela plataforma “Meet.jit.si” com a transmissão simultânea (por streaming) tendo sido feita via YouTube pelo canal “Debate Consciência” canal este que pode ser acessado no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. A gravação do vídeo com toda a atividade realizada (com duração de 3 horas e 6 minutos) pode ser assistida por qualquer interessado no link https://www.youtube.com/watch?v=21iP4sMEQfk&t=164s>.

Esta foi uma ação realizada pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social”, definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos disponibilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto, como foi o caso desta atividade. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura, a ciência e o debate acerca de questões importantes nas vidas dos cidadãos, por meio da internet, durante a pandemia de coronavírus.

Os bolsistas extensionistas deste projeto agradecem tanto à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196, quanto às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira