Notícia

Boletim do Acadêmico

Acadêmico coordena ciclo sobre produção social via Internet

Publicado em 11 maio 2007

O Acadêmico Imre Simon, cientista da computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e coordenador do Grupo de Estudos de Informação e Comunicação (Edic), convida a todos a participarem do Ciclo Temático A Riqueza das Redes, organizado pelo Edic, que terá início em 31 de maio.
Segundo Simon, também um dos coordenadores do ciclo, o objetivo da iniciativa é reunir tecnólogos, economistas, antropólogos, cientistas sociais e políticos, profissionais de comunicação e outros interessados numa série de debates sobre a produção social intermediada pela Internet.
A série de debates tem como referência os temas tratados por Yochai Benkler, da Escola de Direito da Universidade Yale, EUA, no livro The Wealth of Networks — How Social Production Transforms Markets and Freedom.
Segundo Simon, o livro de Benkler é uma obra muito original, muito profunda e fortemente multidisciplinar que descreve e analisa a chamada "produção social", surgida a partir do advento da Internet: "A produção social desenvolve-se de forma alheia a mercados e hierarquias, que são a base dos métodos produtivos praticados tradicionalmente".
Apesar desse caráter diferenciado, a produção social produz riqueza nas áreas onde pode ser aplicada com grande dinamismo. "São exemplos marcantes destas práticas o software livre e a Wikipedia , mas muitos outros surgem a cada dia e fenômenos como o Google, o YouTube, o supercomputador SETI@home, o Slashdot, o blogging etc. possuem componentes importantes relacionados à produção social."
De uma economia industrial da informação (caracterizada por poucos e poderosos produtores de informação para muitos consumidores passivos) para uma situação de convivência desse modelo com a economia interconectada da informação, onde a produção pode ser feita de forma não coordenada e onde cada consumidor pode participar da produção, pelo menos em princípio.
No primeiro debate do ciclo, no dia 31 de maio, das 14:30h às 17h, o tema será A Transição do Industrial para o Interconectado e Exemplos de Produção Social, questões analisadas nos capítulos 1 e 3 do livro de Benkler. Os debatedores serão Hélio Nogueira da Cruz , da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e o Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp e diretor-científico da Fapesp. O coordenador será o próprio Simon. Haverá transmissão ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo.
Os eventos do Ciclo serão mensais e irão até novembro. Os debates ocorrerão sempre no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP) e em todos haverá a participação de dois debatedores e um coordenador. Mais informações com Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.