Notícia

Jornal da Unesp online

Academia Paulista de Educação homenageia professor

Publicado em 01 dezembro 2009

O pedagogo João Cardoso Palma Filho, do Instituto de Artes, câmpus da Barra Funda, recebeu, nesta segunda-feira (30/11), na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo, o título de membro honorário da Academia Paulista de Educação (APE), juntamente com outros sete homenageados. "A nomeação é um reconhecimento do seu trabalho como educador", afirma o secretário da APE, José Augusto Dias.

Atrajetória de Palma Filho como educador é marcada pela amplitude. Além de sua atuação na instituição, ele trabalhou em órgãos do governo, no SESI (Serviço Social da Indústria) e em universidades particulares. Ele colaborou para a criação de parâmetros curriculares e de programas de formação do professores, e também foi parecerista na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e revistas acadêmicas.

Na gestão como diretor do Instituto de Artes (2004-2008), foram consolidados os cursos de mestrado em Artes e em Música, e também criado o doutorado em Música. Três novos cursos de licenciatura também foram implantados: Educação Musical, Artes Cênicas - Teatro e Artes Visuais, este também na modalidade bacharelado. Atualmente, o professor integra o conselho de coordenação do Curso de Pedagogia a distância, que será oferecido pela Unesp,a partir de março de 2010,por meio de convênio com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

Academia

A APE foi fundada em 12 de abril de 1970 para reunir educadores, promover debates e pesquisas, estimular o interesse da comunidade pela educação e colaborar com iniciativas do poder público referentes ao ensino.