Notícia

Folha de S. Paulo - Vale (São José dos Campos)

Academia dá posse a Míriam Cris como titular da Cadeira Oswald de Andrade (1 notícias)

Publicado em 31 de maio de 2008

Hoje, às 16h, ocorre uma sessão festiva da Academia Sorocabana de Letras que nomeia a escritora Míriam Cris Carlos da Silva como sócia efetiva, instituidora da cadeira 38, que tem como Patrono Oswald de Andrade.

A solenidade coincide com os 80 anos do lançamento, por Oswald de Andrade, de um dos documentos básicos do Modernismo no Brasil: o Manifesto Antropofágico, publicado na Revista de Antropofagia, em maio de 1928.

Miriam Cris será recepcionada pela Acadêmica Maria Virgília Frota Guariglia e, em seguida, fará o elogio de seu Patrono.

Comunicação e cultura antropofágicas

Documentarista e produtora cultural, a sorocabana Míriam Cristina Carlos da Silva é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e licenciada em Letras pela Universidade de Sorocaba. Professora titular da Uniso, leciona no Mestrado em Comunicação e Cultura daquela instituição e desenvolve projeto de pesquisa na área de Comunicação Visual, apoiado pela Fapesp.

 

É autora de vários livros, entre os quais Comunicação e Cultura Antropofágicas, publicado este ano pela Editora Sulina, que se origina da pesquisa realizada para sua tese de doutoramento. Nele, a autora analisa a obra de Oswald de Andrade que, a seu ver, esteve e estará sempre vocacionada a demandar pesquisas capazes de trazer para a superfície questões e problemas fundamentais da literatura brasileira, os quais, por diversos motivos, têm permanecido ocultos. Fundamentada em uma vasta obra teórica, a autora retoma questões importantes sobre a construção da cultura e da comunicação, como um processo de intensa antropofagia.

A cerimônia de posse ocorre no Transamérica Flat, na Avenida Izoraida Marques Peres, 193 (Parque Campolim).