Notícia

Administradores

Abrem vagas para Bolsas de Estudo na Alemanha

Publicado em 14 janeiro 2010

Candidatos a bolsas de doutorado na Alemanha poderão se inscrever até o dia 5 de março no programa conjunto DAAD-Capes-CNPq 2010/2011, oferecido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesta edição do programa a inscrição será realizada pela internet. São oferecidas bolsas, em todas as áreas de pesquisa, para doutorado integral, doutorado sanduíche e duplo doutorado.

O conhecimento do idioma alemão em nível intermediário é exigido apenas para os candidatos da área de ciências humanas. Todos os candidatos, no entanto, devem fazer teste prévio de nivelamento, conforme o edital publicado no site do DAAD.

Os candidatos devem ter mestrado concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2010 e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, precisam estar matriculados em programa de doutorado brasileiro.

Para o duplo doutorado, é necessário que a possibilidade da dupla titulação esteja prevista tanto no regulamento do programa de pós-graduação da universidade brasileira na qual o candidato está matriculado como no da instituição alemã onde ele pretende ser recebido. Mais informações: http://rio.daad.de/shared/doutorado.htm